Pois parece que hoje é mais um de esses dias mundiais, internacionais e nacionais, etc....
Na minha opinião, enquanto não acabarem com estes "dias", que não provocam mais do que separatismo, nunca resolverão problema nenhum.
Em Espanha, para já, ou se pode fumar, ou não, como tal é simples, um fumador que queira estar num espaço de não fumador não poderá fumar, o mesmo acontece se um não fumador quiser estar num espaço de fumadores, pois não deverá importar-se com o fumo dos demais, caso contrário não entra.
Em Portugal, foram, como sempre mais evoluídos. No mesmo espaço, concentraram fumadores e não fumadores, teriam de ter uma separação física (não especificando qual exactamente) e uma espécie de "chupa fumos", também não referindo de que tipo e potência. Claro que para não perder a clientela os donos de cafés, restaurantes, etc..., gastaram dinheiro em obras e equipamentos que não resultam. Como é lógico, as pessoas saem a cheirar a tabaco, quer fumem quer não.
Eu não percebo como um fumador, que entra num voo de não fumadores e aguenta o tempo que for necessário sem fumar, não é capaz de chegar a um restaurante, mesmo antes de se sentar à mesa já estar com um cigarro aceso? Deve ser dos tais mistérios sem resolver...
Fica o meu grão de areia.
Fica também o endereço do Portal da Saúde onde podem tirar dúvidas:
Nota: Existem muitos outros, este é apenas um exemplo.
http://www.portaldasaude.pt/NR/exeres/54627EC9-B08B-490D-830C-4AE0B9E67C2F.htm
De
Lurdes a 31 de Maio de 2010 às 15:40
Olá a todos! Espero que estejam a ter um otimo dia de trabalho. Eu nem sou em contra nem a favor, pois acho que cada um é livre de fazer o que quiser. Desde a muitos anos que aqui nos Estados Unidos se proibiu fumar em qualquer lugar, todos aqueles que tenham vicio teram de sair para fora e faze-lo ao ar livre. Numa das minha viagens a Portugal, notei que nos aeroportos á lugais "fechados" e ponho esta palavra entre aspas porque ate me deu risa quando vi essas "salas" para os fumadores, reparei que tinha uma abertura na parte de cima . Ja nao lembro bem em que pais foi, Geno se les este comentario trata de te lembrar esse ano acho que estava-mos a viajar juntos. Talvez nessas salas tenham qualquer mecanismo que tire o fume ou isso, a procima vez vou por mais cuidado .
Pessoalmente a mim nao me incomoda muito estar ao pé de alguem que fume. Para os fumadores e nao fumadores tratem de viver uma vida sa e sejam felizes.
Olá Lurdes,
Obrigado por participares. Eu sou mais bem do "contra", se o fumo os prejudicasse apenas a eles, pois que fumassem à vontade, mas como sabemos não é assim.
Na última viagem que fiz da Madeira para cá, no Aeroporto Sá Carneiro, no Porto, a área reservada a fumadores limitava-se a umas placas penduradas do tecto com a legislação não havia qualquer separação física.
Não acabei de responder, "escapou-se" o dedo.
Mesmo nesses espaços do aeroporto, estando assinalados e havendo seguranças por todo o lado a vigiar, as pessoas não respeitavam.
Até há um vídeo muito engraçado que circula na internet, mas não posso publicá-lo aqui, nem que tivesse um "circulozinho" vermelho no canto superior.
Acho mais que é uma questão de vaidade, para as crianças adolescentes , de não saber o que fazer com as mãos, para os adultos e, os que passarem por esta idade, que serão poucos, é porque estão imunes ao alcatrão e mais uma centena de substância nocivas.
Bom dia para ti também,
Berto
De Manuel Ferrador a 31 de Maio de 2010 às 16:34
Olá amigos e amigas.
Este tema é deveras interessante, pois está em causa a saúde de todos nós, quer sejamos fumadores ou não. Pela minha parte considero que a lei portuguesa é demasiada permissiva, pois quem quer fumar só deveria poder fazê-lo ao ar livre, o que até levaria a consumir com mais moderação, logo, com salvaguarda da sua saúde. Tenho muitos amigos fumadores, e o facto de fumarem em nada prejudica a nossa amizade, mas causa-me sempre um certo mal estar aguentar o fumo dos cigarros que consomem. Será assim tão complicado lutar contra um vicio que tanto prejudica? Costuma-se afirmar que o homem é sempre mais forte que o vicio, mas neste caso ficam muitas dúvidas.
Olá Tio,
Obrigado por participar.
Não julgo que seja assim tão difícil lutar contra um "vício", já dei um exemplo no enunciado, que é o caso dos voos para não fumadores, o que prova que não é "vício" nenhum.
Mas posso contar aqui uma história verídica que aconteceu com um amigo meu, fumador.
Um certo dia surgiram-lhe dificuldades para curar uma gripe (ou coisa parecida) e sentia algumas "pontadas" sobre os costados.
Sendo militar, dirigiu-se ao hospital onde de imediato lhe fizeram radiografias aos pulmões e detectaram uma mancha.
Qual "vício", qual quê, foi remédio santo. Enquanto esperava por novos exames, esteve internado junto a doentes em estado mais avançado de doenças pulmonares e, alguns em estado terminal. E dizia: "Não volto a fumar, tu já viste como está esta gente, é ao que podemos chegar".
Pois sim, foi o tempo de chegarem os exames a confirmarem que afinal a mancha não era nada. Hoje, volta a fumar.
"Vício", foi apenas uma palavra que inventámos, para justificar algo que não queremos superar.
Não existem "vícios", existe sim falta de vontade.
Um abraço,
Berto
O Tabaco vem da planta Nicotina Tabacum e deve o seu nome ao medico Jean Nicot.
Esta planta é originaria da América, antes de ser descoberta neste continente era conhecida pelos seus efeitos alucinogéneos.
O tabaco pode ser encontrado em forma de charuto, cigarro ( com ou sem filtro), cachimbo, rape, e tabaco de mascar. O tabaco é principalmente fumado, mas pode também ser inalado ou mastigado.
Entre 40% a 50% dos adolescentes e jovens entre os 15 anos 24 anos tem o habito de fumar. Apesar das mensagens nos maços de cigarros e das campanhas institucionais contra o tabaco, o seu consumo mantém-se e continua a ser a causa evitável de mortalidade mais importante.
Os efeitos do tabaco do ponto de vista de médicos são muito graves e dependem dos componentes do fumo do tabaco. Este fumo produz-se pela combustão do papel e do tabaco e é formado por gases e por partículas que se encontram em suspensão.
O fumo do tabaco produz uma acção irritante sobre as vias respiratórias desencadeando uma maior produção de muco e dificuldade na sua eliminação. A irritação contínua dá lugar à inflamação dos brônquios, bronquites crónicas. As secreções dificultam a passagem do ar o que origina obstrução crónica do pulmão e sérias complicações, como o enfisema pulmonar.
Diminuição da capacidade pulmonar: os fumadores vêem reduzida a resistência ao exercício físico.
Como por exemplo: Asma e bronquite. Tosse compulsiva/sufocamento.
Doenças cardiovasculares
Doenças cardiovasculares são doenças que afectam o sistema circulatório.
( cárdio = coração; vasculares = vasos sanguíneos, incluindo artérias, veias e capilares).
Entre as mais comuns podemos referir o enfarte do miocárdio, a amigdalite, a aterosclerose, os AVC (acidente vascular cerebral), etc.
Doenças cardiovasculares
Entre as suas principais causas contam-se a vida sedentária, o consumo excessivo de alimentos ricos em gordura e sal, álcool (ainda que estudos demonstrem um efeito benéfico no consumo moderado de bebidas alcoólicas) e tabaco. Por consequência, a melhor prevenção consiste em fazer exercício físico, ter uma alimentação equilibrada, rica em frutas e legumes e não fumar.
Fumar durante a gravidez
Fumar durante a gravidez traz sérios riscos. Abortos espontâneos, nascimentos prematuros, bebés de baixo peso, mortes fetais e de recém-nascidos, complicações com a placenta e episódios de hemorragia (sangramento) ocorrem mais frequentemente quando a mulher grávida fuma. A mulher que fuma apresenta mais complicações durante o parto e têm o dobro da probabilidade de ter um bebé de menor peso e menor comprimento, comparando-se com uma grávida que não fuma.
Apesar de ser uma droga legal, o tabaco desencadeia uma dependência física muito superior à do álcool e é um dos principais problemas de saúde publica.
Quais os efeitos na integridade física e psíquica do organismo?
Quais os efeitos na integridade física do organismo
O tabaco provoca certas doenças no organismo do ser humano:
Cancro do pulmão;
Doenças respiratórias;
Doenças cardiovasculares;
Pode causar má formação do feto (na gravidez).
Cancro do pulmão Pulmão de um não fumador. Pulmão de um fumador.
O tabagismo é uma das principais causas do cancro do pulmão.
O cancro do pulmão é a expansão e transformação maligna do tecido pulmonar afecta homens predominantemente, porém, com o aumento do tabagismo entre as mulheres, é agora a principal causa de morte entre estes fumadores.
As secreções dificultam a passagem do ar o que origina obstrução crónica do pulmão e sérias complicações, como o enfisema pulmonar.
Diminuição da capacidade pulmonar: os fumadores vêem reduzida a resistência ao exercício físico.
Doenças respiratórias
Olá Geno,
Tu, como sempre, estás na crista da onda.
Sim senhor, os textos têm muita informação.
Obrigado e um abraço,
Berto
De
Lurdes a 31 de Maio de 2010 às 18:54
Eu acho que nao seja um vicio tao facil de deixar. O tabaco e um vicio como outro qualquer, todos os vicio narcoticos sao mt dificil de deixar mas nao impossivel. Penso que por vezes nem so a força de vontade seja suficiente e seja importante buscar outras ajudas medicas e entendidos no assunto. Houve um caso aqui nos estados unidos que ate teve piada, alguem saiu com cancer nos polmoes e nao tenho a certeza se morreu ou nao devido ao consumo do tabaco e depois engraçado que os familiares quiseram demandar a companhia tabaqueira...bem para mim teve mesmo piada ate cheguei a pensar que era um programa de comedia.
Olá Lurdes,
Sim aqui também chegaram notícias de particulares que processaram as tabaqueiras, inclusive em Espanha e, tenho a ideia que alguns ganharam.
Berto
De JAS a 31 de Maio de 2010 às 21:52
BOA NOITE!
AMIGO BERTO,ESTE POST É MUITO IMPORTANTE,POIS AINDA HÁ POR AÌ MUITO BOA GENTE A FUMAR ONDE NÃO DEVE...
A LEI ( CONFUSA )EXISTE MAS NÃO É COMPRIDA...
FICA UM SÉRIO ALERTA MUITO CONHECIDO:"FUMAR MATA,PELA SUA SAÙDE NÃO FUME" UM AVISO A TODOS,O BERTO DIZ QUE É PROIBIDO FUMAR NESTE BLOG,SE NESTE MOMENTO ESTA A FUMAR,FAÇA O FAVOR DE APAGAR O CIGARRO...
UM ABRAÇO SEM FUMO...

Olá João,
Só hoje me deixaram PC livre.
Um abraço fumo,
Berto
Comentar post