Outeiro Seco - AQI...

Tempo Outeiro Seco
Segunda-feira, 31 de Maio de 2010

Dia mundial sem tabaco 2010

Pois parece que hoje é mais um de esses dias mundiais, internacionais e nacionais, etc....

 

Na minha opinião, enquanto não acabarem com estes "dias", que não provocam mais do que separatismo, nunca resolverão problema nenhum.

 

Em Espanha, para já, ou se pode fumar, ou não, como tal é simples, um fumador que queira estar num espaço de não fumador não poderá fumar, o mesmo acontece se um não fumador quiser estar num espaço de fumadores, pois não deverá importar-se com o fumo dos demais, caso contrário não entra.

 

Em Portugal, foram, como sempre mais evoluídos. No mesmo espaço, concentraram fumadores e não fumadores, teriam de ter uma separação física (não especificando qual exactamente) e uma espécie de "chupa fumos", também não referindo de que tipo e potência. Claro que para não perder a clientela os donos de cafés, restaurantes, etc..., gastaram dinheiro em obras e equipamentos que não resultam. Como é lógico, as pessoas saem a cheirar a tabaco, quer fumem quer não.

 

Eu não percebo como um fumador, que entra num voo de não fumadores e aguenta o tempo que for necessário sem fumar, não é capaz de chegar a um restaurante, mesmo antes de se sentar à mesa já estar com um cigarro aceso? Deve ser dos tais mistérios sem resolver...

 

Fica o meu grão de areia.

 

 

 

Fica também o endereço do Portal da Saúde onde podem tirar dúvidas:

Nota: Existem muitos outros, este é apenas um exemplo.

 

http://www.portaldasaude.pt/NR/exeres/54627EC9-B08B-490D-830C-4AE0B9E67C2F.htm

Publicado por Humberto Ferreira às 13:04

Link do post | Comentar | Adicionar aos favoritos
13 comentários:
De Lurdes a 31 de Maio de 2010 às 15:40
Olá a todos! Espero que estejam a ter um otimo dia de trabalho. Eu nem sou em contra nem a favor, pois acho que cada um é livre de fazer o que quiser. Desde a muitos anos que aqui nos Estados Unidos se proibiu fumar em qualquer lugar, todos aqueles que tenham vicio teram de sair para fora e faze-lo ao ar livre. Numa das minha viagens a Portugal, notei que nos aeroportos á lugais "fechados" e ponho esta palavra entre aspas porque ate me deu risa quando vi essas "salas" para os fumadores, reparei que tinha uma abertura na parte de cima . Ja nao lembro bem em que pais foi, Geno se les este comentario trata de te lembrar esse ano acho que estava-mos a viajar juntos. Talvez nessas salas tenham qualquer mecanismo que tire o fume ou isso, a procima vez vou por mais cuidado .

Pessoalmente a mim nao me incomoda muito estar ao pé de alguem que fume. Para os fumadores e nao fumadores tratem de viver uma vida sa e sejam felizes.
De Humberto Ferreira a 31 de Maio de 2010 às 17:59
Olá Lurdes,
Obrigado por participares. Eu sou mais bem do "contra", se o fumo os prejudicasse apenas a eles, pois que fumassem à vontade, mas como sabemos não é assim.
Na última viagem que fiz da Madeira para cá, no Aeroporto Sá Carneiro, no Porto, a área reservada a fumadores limitava-se a umas placas penduradas do tecto com a legislação não havia qualquer separação física.
De Humberto Ferreira a 31 de Maio de 2010 às 18:30
Não acabei de responder, "escapou-se" o dedo.
Mesmo nesses espaços do aeroporto, estando assinalados e havendo seguranças por todo o lado a vigiar, as pessoas não respeitavam.
Até há um vídeo muito engraçado que circula na internet, mas não posso publicá-lo aqui, nem que tivesse um "circulozinho" vermelho no canto superior.
Acho mais que é uma questão de vaidade, para as crianças adolescentes , de não saber o que fazer com as mãos, para os adultos e, os que passarem por esta idade, que serão poucos, é porque estão imunes ao alcatrão e mais uma centena de substância nocivas.
Bom dia para ti também,
Berto
De Manuel Ferrador a 31 de Maio de 2010 às 16:34
Olá amigos e amigas.
Este tema é deveras interessante, pois está em causa a saúde de todos nós, quer sejamos fumadores ou não. Pela minha parte considero que a lei portuguesa é demasiada permissiva, pois quem quer fumar só deveria poder fazê-lo ao ar livre, o que até levaria a consumir com mais moderação, logo, com salvaguarda da sua saúde. Tenho muitos amigos fumadores, e o facto de fumarem em nada prejudica a nossa amizade, mas causa-me sempre um certo mal estar aguentar o fumo dos cigarros que consomem. Será assim tão complicado lutar contra um vicio que tanto prejudica? Costuma-se afirmar que o homem é sempre mais forte que o vicio, mas neste caso ficam muitas dúvidas.
De Humberto Ferreira a 31 de Maio de 2010 às 18:16
Olá Tio,
Obrigado por participar.
Não julgo que seja assim tão difícil lutar contra um "vício", já dei um exemplo no enunciado, que é o caso dos voos para não fumadores, o que prova que não é "vício" nenhum.
Mas posso contar aqui uma história verídica que aconteceu com um amigo meu, fumador.
Um certo dia surgiram-lhe dificuldades para curar uma gripe (ou coisa parecida) e sentia algumas "pontadas" sobre os costados.
Sendo militar, dirigiu-se ao hospital onde de imediato lhe fizeram radiografias aos pulmões e detectaram uma mancha.
Qual "vício", qual quê, foi remédio santo. Enquanto esperava por novos exames, esteve internado junto a doentes em estado mais avançado de doenças pulmonares e, alguns em estado terminal. E dizia: "Não volto a fumar, tu já viste como está esta gente, é ao que podemos chegar".
Pois sim, foi o tempo de chegarem os exames a confirmarem que afinal a mancha não era nada. Hoje, volta a fumar.
"Vício", foi apenas uma palavra que inventámos, para justificar algo que não queremos superar.
Não existem "vícios", existe sim falta de vontade.
Um abraço,
Berto
De geno figueiras a 31 de Maio de 2010 às 18:32
O Tabaco vem da planta Nicotina Tabacum e deve o seu nome ao medico Jean Nicot.
Esta planta é originaria da América, antes de ser descoberta neste continente era conhecida pelos seus efeitos alucinogéneos.
O tabaco pode ser encontrado em forma de charuto, cigarro ( com ou sem filtro), cachimbo, rape, e tabaco de mascar. O tabaco é principalmente fumado, mas pode também ser inalado ou mastigado.

Entre 40% a 50% dos adolescentes e jovens entre os 15 anos 24 anos tem o habito de fumar. Apesar das mensagens nos maços de cigarros e das campanhas institucionais contra o tabaco, o seu consumo mantém-se e continua a ser a causa evitável de mortalidade mais importante.

Os efeitos do tabaco do ponto de vista de médicos são muito graves e dependem dos componentes do fumo do tabaco. Este fumo produz-se pela combustão do papel e do tabaco e é formado por gases e por partículas que se encontram em suspensão.
De geno figueiras a 31 de Maio de 2010 às 18:36
O fumo do tabaco produz uma acção irritante sobre as vias respiratórias desencadeando uma maior produção de muco e dificuldade na sua eliminação. A irritação contínua dá lugar à inflamação dos brônquios, bronquites crónicas. As secreções dificultam a passagem do ar o que origina obstrução crónica do pulmão e sérias complicações, como o enfisema pulmonar.
Diminuição da capacidade pulmonar: os fumadores vêem reduzida a resistência ao exercício físico.
Como por exemplo: Asma e bronquite. Tosse compulsiva/sufocamento.
Doenças cardiovasculares
Doenças cardiovasculares são doenças que afectam o sistema circulatório.
( cárdio = coração; vasculares = vasos sanguíneos, incluindo artérias, veias e capilares).
Entre as mais comuns podemos referir o enfarte do miocárdio, a amigdalite, a aterosclerose, os AVC (acidente vascular cerebral), etc.
Doenças cardiovasculares
Entre as suas principais causas contam-se a vida sedentária, o consumo excessivo de alimentos ricos em gordura e sal, álcool (ainda que estudos demonstrem um efeito benéfico no consumo moderado de bebidas alcoólicas) e tabaco. Por consequência, a melhor prevenção consiste em fazer exercício físico, ter uma alimentação equilibrada, rica em frutas e legumes e não fumar.
Fumar durante a gravidez
Fumar durante a gravidez traz sérios riscos. Abortos espontâneos, nascimentos prematuros, bebés de baixo peso, mortes fetais e de recém-nascidos, complicações com a placenta e episódios de hemorragia (sangramento) ocorrem mais frequentemente quando a mulher grávida fuma. A mulher que fuma apresenta mais complicações durante o parto e têm o dobro da probabilidade de ter um bebé de menor peso e menor comprimento, comparando-se com uma grávida que não fuma.
De geno figueiras a 31 de Maio de 2010 às 18:39
Apesar de ser uma droga legal, o tabaco desencadeia uma dependência física muito superior à do álcool e é um dos principais problemas de saúde publica.
Quais os efeitos na integridade física e psíquica do organismo?
Quais os efeitos na integridade física do organismo
O tabaco provoca certas doenças no organismo do ser humano:
Cancro do pulmão;
Doenças respiratórias;
Doenças cardiovasculares;
Pode causar má formação do feto (na gravidez).
Cancro do pulmão Pulmão de um não fumador. Pulmão de um fumador.

O tabagismo é uma das principais causas do cancro do pulmão.
O cancro do pulmão é a expansão e transformação maligna do tecido pulmonar afecta homens predominantemente, porém, com o aumento do tabagismo entre as mulheres, é agora a principal causa de morte entre estes fumadores.
As secreções dificultam a passagem do ar o que origina obstrução crónica do pulmão e sérias complicações, como o enfisema pulmonar.
Diminuição da capacidade pulmonar: os fumadores vêem reduzida a resistência ao exercício físico.
Doenças respiratórias
De Humberto Ferreira a 31 de Maio de 2010 às 18:57
Olá Geno,
Tu, como sempre, estás na crista da onda.
Sim senhor, os textos têm muita informação.
Obrigado e um abraço,
Berto
De Lurdes a 31 de Maio de 2010 às 18:54
Eu acho que nao seja um vicio tao facil de deixar. O tabaco e um vicio como outro qualquer, todos os vicio narcoticos sao mt dificil de deixar mas nao impossivel. Penso que por vezes nem so a força de vontade seja suficiente e seja importante buscar outras ajudas medicas e entendidos no assunto. Houve um caso aqui nos estados unidos que ate teve piada, alguem saiu com cancer nos polmoes e nao tenho a certeza se morreu ou nao devido ao consumo do tabaco e depois engraçado que os familiares quiseram demandar a companhia tabaqueira...bem para mim teve mesmo piada ate cheguei a pensar que era um programa de comedia.
De Humberto Ferreira a 31 de Maio de 2010 às 19:02
Olá Lurdes,
Sim aqui também chegaram notícias de particulares que processaram as tabaqueiras, inclusive em Espanha e, tenho a ideia que alguns ganharam.
Berto
De JAS a 31 de Maio de 2010 às 21:52
BOA NOITE!
AMIGO BERTO,ESTE POST É MUITO IMPORTANTE,POIS AINDA HÁ POR AÌ MUITO BOA GENTE A FUMAR ONDE NÃO DEVE...
A LEI ( CONFUSA )EXISTE MAS NÃO É COMPRIDA...
FICA UM SÉRIO ALERTA MUITO CONHECIDO:"FUMAR MATA,PELA SUA SAÙDE NÃO FUME" UM AVISO A TODOS,O BERTO DIZ QUE É PROIBIDO FUMAR NESTE BLOG,SE NESTE MOMENTO ESTA A FUMAR,FAÇA O FAVOR DE APAGAR O CIGARRO...
UM ABRAÇO SEM FUMO...
De Humberto Ferreira a 2 de Junho de 2010 às 09:49
Olá João,
Só hoje me deixaram PC livre.
Um abraço fumo,
Berto

Comentar post

Humberto Ferreira . Berto Alferes

Pesquisar neste blog

 

Setembro 2020

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30

Posts recentes

Hoje - Festa de Nossa Sen...

Capela de Na. Sra. da Por...

Travassos do Rio - Montal...

Vale de Lagares

Padornelos - Montalegre

Igreja de São Miguel (Mat...

Outros Olhares - Vítor Af...

Vidago - Chaves

Nosso Senhor dos Desampar...

Chaves

Igreja de Nossa Senhora d...

Castelo de Monforte de Ri...

Moinho das Freiras

Pedra de mesa

Vidago - Chaves

AMA - Evolução das obras

Três cruzes (via sacra)

Chaves

Tanque

Capela de Santana / Santa...

Castelo de Monforte de Ri...

Solar dos Montalvões

Capela de Na. Sra. da Por...

Chaves

Capela de N. Sr. dos Pass...

Igreja de Nossa Senhora d...

Castelo de Monforte de Ri...

Águas Frias

Igreja de Nossa Senhora d...

Boas notícias: CMChaves n...

Arquivos

Setembro 2020

Julho 2020

Junho 2020

Maio 2020

Fevereiro 2020

Janeiro 2020

Dezembro 2019

Novembro 2019

Outubro 2019

Setembro 2019

Agosto 2019

Julho 2019

Maio 2019

Abril 2019

Março 2019

Janeiro 2019

Dezembro 2018

Novembro 2018

Outubro 2018

Setembro 2018

Agosto 2018

Julho 2018

Junho 2018

Maio 2018

Abril 2018

Março 2018

Fevereiro 2018

Janeiro 2018

Dezembro 2017

Novembro 2017

Outubro 2017

Setembro 2017

Agosto 2017

Julho 2017

Junho 2017

Maio 2017

Abril 2017

Março 2017

Fevereiro 2017

Janeiro 2017

Dezembro 2016

Novembro 2016

Outubro 2016

Setembro 2016

Agosto 2016

Julho 2016

Junho 2016

Maio 2016

Abril 2016

Março 2016

Fevereiro 2016

Janeiro 2016

Dezembro 2015

Novembro 2015

Outubro 2015

Setembro 2015

Agosto 2015

Julho 2015

Junho 2015

Maio 2015

Abril 2015

Março 2015

Fevereiro 2015

Janeiro 2015

Dezembro 2014

Novembro 2014

Outubro 2014

Setembro 2014

Agosto 2014

Julho 2014

Junho 2014

Maio 2014

Abril 2014

Março 2014

Fevereiro 2014

Janeiro 2014

Dezembro 2013

Novembro 2013

Outubro 2013

Setembro 2013

Agosto 2013

Julho 2013

Junho 2013

Maio 2013

Abril 2013

Março 2013

Fevereiro 2013

Janeiro 2013

Dezembro 2012

Novembro 2012

Outubro 2012

Setembro 2012

Agosto 2012

Julho 2012

Junho 2012

Maio 2012

Abril 2012

Janeiro 2012

Dezembro 2011

Outubro 2011

Setembro 2011

Agosto 2011

Julho 2011

Junho 2011

Maio 2011

Abril 2011

Março 2011

Dezembro 2010

Novembro 2010

Outubro 2010

Setembro 2010

Agosto 2010

Julho 2010

Junho 2010

Maio 2010

tags

agricultura

águas de chaves

águas frias

aldeias

alturas do barroso

ama

ambiente

amial

amiar

amnistia internacional chaves

ana maria borges

antigamente

ao acaso

aqi

aquanatur

aquavalor

arte digital

auto da paixão

barroso

berto alferes

boticas

camera collector

casa de cultura

castelo de monforte de rio livre

cerdeira

chaves

chaves em festa

cidade de chaves

cogumelos

coleccionismo

comboios

contributos

desporto

dinis ponteira

esgotos

estrada nacional 2

exposições

fauna

faustino

feira do gado

feira dos santos

fernando ribeiro

festa comunitária

festa do reco

flora

fotografia

fotografia antiga

friães

galiza

humberto ferreira

j.b.césar

joão jacinto

joão madureira

lamartinedias

laura freire

legislação

lixo

lumbudus

máquinas fotográficas antigas

montalegre

museu de fotografia

n2

natureza

notícias

o poema infinito

old cameras

olhares

orçamento participativo

orçamento participativo 2015

outeiro seco

património

políticos

poluição

poluição em chaves

portugal

rapa das bestas

recortes

religião

rio tâmega

romeiro de alcácer

rota termal e da água

santarém

são sebastião

sarraquinhos

seara

sr. luís fernandes

sr.joãojacinto

suas cabras

telhado

termas de chaves

tiago ferreira

tradições

trás-os-montes

vamos até

verin

vidago

vidago palace hotel

vintage cameras

visit chaves

vítor afonso

todas as tags

Blogues Amigos




Creative Commons License

AVISO:
A cópia ou utilização das fotografias e textos aqui publicados são expressamente proibidas, independentemente do fim a que se destinam.
Berto Alferes

Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Unported License

Lumbudus

Tradições

Património

Coleccionismo

Fauna

Flora

Aviso




Creative Commons License

AVISO:
A cópia ou utilização das fotografias e textos aqui publicados são expressamente proibidas, independentemente do fim a que se destinam.
Berto Alferes

Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Unported License.

subscrever feeds