(Continuação...)
Continuamos em Laza, terra da Bica, do Xastré, dos Peliqueiros e..., já estão a chamar-nos. Pelos vistos estamos atrasados para o almoço. Mais uns cliques a caminho do autocarro e a tratar do corpo.
Vamos que se faz tarde.
Da Casa Elena só podemos recomendar as iguarias que aí se servem e o ambiente acolhedor, com uma decoração que manifesta as raízes culturais da Região.
A partir daí, já reconfortados (e atrasados) dirigimo-nos de novo a Verín à Casa do Escudo, onde nos esperava o Tenente de Alcaide de Verin para posteriormente iniciarmos a caminhada pelo Caminho Real até ao Castelo de Monterrei.
Bem aqui é que a informação “falhou” rotundamente. O tal Caminho Real devia ter (pr’aí ou mais) uns 100 kms e duvido que qualquer Rei o tenha feito “pedestremente”. Mas recomenda-se … de “Moto 4” com potência não inferior a 50 cv e depósito cheio.
Chegados ao Castelo, já o sol ia …, bem não sei bem onde ia o sol, mas estava à nossa espera o Alcaide de Monterrei que nos permitiu utilizar o Albergue para o lanche e a cerimónia de entrega de prémios do passado Encontro de Blogues e Fotógrafos LUMBUDUS (XVI).
Do Castelo de Monterrei podíamos admirar todo o Vale do Tâmega, bem como sentir-nos próximos de casa com o Castelo de Monforte de Rio Livre a tiro de canhão oxidado. Depois verificamos que os canhões eram amigáveis e pudemos descansar.
(Continua...)
castelo de monforte de rio livre
Águas Frias - Rio Livre - Tino
Rêverie Art - Fernando Ribeiro
Sítio das Ideias-Lamartine Dias
Andarilho de Andanhos-S. Silva
Asociación Cultural Os Tres Reinos
Amnistia Internacional - Chaves
Amnistia Internacional - Blogue
DIGIWOWO - Artigos Fotográficos
RuinArte - Gastão de Brito e Silva