Hoje vamos falar sobre a portada, ou seja da pedra que se encontra na casa do Anselmo Alves.
Já muito se escreveu e se fotografou sobre ela, mas pouco ou nada se disse.
Diz-nos também "Leite de Vasconcelos", na sua revista o arqueólogo o seguinte: "A cem passos do rio Tâmega, no lugar da Ribalta, quando o Manuel Alves Fontes, procedia a plantação de uma vinha, encontrou várias colunas e outras pedras, tendo aproveitado algumas dessas colunas para uma varanda da sua casa". Ficamos na dúvida quem seria este Manuel Alves Fontes?
Este senhor era na altura Capitão de Cavalaria em Chaves e sua esposa Dona Mariana Coelho, e aí habitava nessa casa. Nessa casa nasceram dois gémeos de sua Filha Dona Mariana Coelho, isto em 1807, sendo a rapariga chamada Maria e o rapaz André, esta por sua vez era casada, também com o Capitão José António André, sendo este de por sua vez filho do Alferes Luís António André, e de Isabel dos Reis. Aqui podemos verificar tanto a mãe como a filha usam o Dom, o que nos leva a reflectir que seriam pessoas com determinada posição social na aldeia.
Há referência a outra filha Dona Teresa Coelho. Também verificamos que o padrinho dos gémeos é o Doutor Juiz De Fora da Vila de Chaves, André Manuel Pinto Veloso e Melo, não temos referência se este estaria casado com a Dona Teresa Coelho.
Mas a minha dúvida é esta, e à qual não obtive resposta. Terá este Capitão Manuel Fontes Alves a ver alguma coisa com o Anselmo Alves? Tentei rebuscar tudo, nada encontrei.
Será que esta família saiu de Outeiro Seco?
Será que os Alves são de outra família?
Vamos aguardar e ver o que o futuro nos vai trazer.
Uns bons Santos e até para a semana.
João Jacinto
castelo de monforte de rio livre
Águas Frias - Rio Livre - Tino
Rêverie Art - Fernando Ribeiro
Sítio das Ideias-Lamartine Dias
Andarilho de Andanhos-S. Silva
Asociación Cultural Os Tres Reinos
Amnistia Internacional - Chaves
Amnistia Internacional - Blogue
DIGIWOWO - Artigos Fotográficos
RuinArte - Gastão de Brito e Silva