No passado fim-de-semana deparei-me em casa de meus pais com um panfleto que alguém deixou na caixa do correio, supostamente aí deixado pela Comissão Organizadora que pretende levar a cabo a angariação de fundos para as obras de melhoramento da Capela de Nossa Senhora da Portela.
Pessoalmente, tenho pena que não tenham sido aproveitados os fundos que estiveram disponíveis através do programa LEADER (Acção 3.2.1 – Conservação e Valorização do Património Rural) e desta forma evitar que a Aldeia suporte a totalidade dos custos da obra. O mais recente esteve em vigor de 6/02 a 30/03/2012 (conforme publicamos) e disponibilizava apoios de 60% sob a forma de subsídios não reembolsáveis. Era de aproveitar, porque é bem diferente pedir apenas 5.510,40 euros, em vez de 13.776,00 euros que agora se pretendem angariar.
Na minha opinião, também tenho pena que não se aproveite parte do orçamento da festa de Nossa Senhora da Azinheira para a recuperação deste património que é da Aldeia, de nós todos e de ninguém, nem de nenhuma instituição em particular. Se em vez de queimarem uma dúzia de foguetes, queimarem apenas meia, a Senhora da Azinheira não se irá importar.
O resto, julgo estar suficientemente bem explicado no panfleto.
Caso a Comissão Organizadora assim o entenda, deixo também disponível este espaço para a publicação do NIB para o qual as pessoas interessadas possam transferir os seus donativos.
AQI, ficam as imagens do panfleto que foi digitalizado.
castelo de monforte de rio livre
Águas Frias - Rio Livre - Tino
Rêverie Art - Fernando Ribeiro
Sítio das Ideias-Lamartine Dias
Andarilho de Andanhos-S. Silva
Asociación Cultural Os Tres Reinos
Amnistia Internacional - Chaves
Amnistia Internacional - Blogue
DIGIWOWO - Artigos Fotográficos
RuinArte - Gastão de Brito e Silva