Outeiro Seco - AQI...
Tempo Outeiro Seco
Quarta-feira, 3 de Abril de 2013
Autor das Lendas publicadas no Blog
Como o prometido é devido, hoje segue o Autor das Lendas publicadas sobre Outeiro Seco, é natural de Bustelo, seu nome é Padre Luís Manuel da Costa, filho de António da Costa, e Amélia de Jesus Moura, iniciou a sua vida de Sacerdote em 23 de Agosto de 1959, tendo nesse dia realizado missa nova em Bustelo, esteve nesse dia em festa a Paróquia de Bustelo. Sabemos que ainda é vivo, e de tempos-a-tempos visita Bustelo.
Um bem-haja para o Padre Luís Costa, e um obrigado pelas lendas sobre Outeiro Seco que registou, e não ficam no esquecimento.
João Jacinto
Fico satisfeito por saber que o Sr. Padre Luis Costa nutre simpatia por Outeiro Seco, ao ponto de ter registado essas lendas. Pese embora tenhamos fronteira natural com a freguesia de Bustelo, pelo menos no meu tempo, nunca houve grande relação entre as duas freguesias. Contudo ao longo dos anos tem havido vários casamentos, entre naturais de Outeiro Seco e Bustelo. Recordo-me sobretudo da Sra Maria Zé, uma execelente senhora, natural de Bustelo e casada com Domingos Melo "Melico", também um tio do Anselmo foi casar a Bustelo mas vinha à nossa aldeia fazer as enxertias pois era considerado o melhor enxertador da região. Mais tarde foi o Zé Azevedo, e foi de Bustelo que veio o Sr. Celestino Reis e família.
São também célebres as grandes zaragatas na altura das festas, entre a juventude de Outeiro Seco e Bustelo. Quem não se lembra de nomes como o Gina e o Borranda.
De Bustelo vieram também dois padres. Entre 1935/1937 o Padre José Ribeiro Dias, depois entre 1949/1988 o Sr. Padre João Guadalberto Sanches que foi quem baptizou e casou, a maioria da minha geração.
Um abraço,
Nuno Santos
Bom dia Nuno,
Na minha família, ramo paterno e, por sua vez do lado do meu avô João, há vários antepassados de Bustelo (Ferreira, Silva e Tenreiro).
A minha Tia Quinhas, irmã do meu avô João também casou em Bustelo, com o meu Tio Helder Cunha, que vivem na Ribalta.
Um abraço e obrigado,
Berto
Comentar post