Hoje fica uma foto panorâmica da nossa Aldeia com vista a sul e a poente, vendo-se ainda ao fundo a aldeia vizinha de Bustelo. Não é a que está em falta tirada desde a Zona Industrial, porque desde lá é necessário um dia "especial" e ainda não chegou.
Mas também é interessante, quer por aquilo que se vê, quer pelo que "disfarça", porque por muito que "disfarce", não consegue ocultar tudo.
É composta por 19 fotografias, mede 250 cm x 62,5 cm e tem 624 MB e, por isso, optei pela mesma forma de publição já utilizada anteriormente, rodando-a 90º e assim poder ver-se alguma coisa, utilizando toda a largura do blogue.
Desde este ponto de vista, a não ser os que sabem (e não são poucos), ninguém imagina as toneladas de lixo e detritos que a CMChaves tem vindo a depositar quase diariamente na nossa Aldeia.
Ainda estou para ver quando as entidades responsáveis pela saúde, ambiente e bem-estar da nossa Aldeia vão tomar uma atitude em relação a este assunto (lixeira na Mina) e, de caminho, que resolvam também o problema dos esgotos provenientes dos Parques, que são lançados deliberadamente para as linhas de água sem qualquer tratamento e da rede de esgotos na Aldeia, para as habitações que ainda não têm acesso à mesma.
A não ser que o Estado tenha deixado de lhes pagar, continuam todos eles a ser coniventes com estas situações ou então serão de novo promessas de resolução para as próximas eleições, que rapidamente esquecerão uma vez decorridas.
É triste que situações destas continuem a ocorrer nos nossos dias, sendo ainda mais lamentável atendendo ao facto destas instituições e das pessoas que nelas "trabalham" terem pleno conhecimento das mesmas.
E não falamos de situações que ocorrem há meia dúzia de dias, mas sim, que se arrastam há anos (SIM, HÁ ANOS), sem que sejam resolvidas ou tomem uma posição pública e frontal de desagrado em relação às mesmas e aos seus responsáveis.
Já diz S. Cipriano e alguma razão deve ter:
"Quem cala, está contente
ou com o silêncio, mente.
E se não mente,
por trás e não pela frente,
tem negócio com essa gente".