Às vezes quanto mais procuramos, pior é.
E quando estamos demasiados próximos da informação que está à nossa frente, temos de recuar para poder vê-la (esta acho que é do Sherlock Holmes).
Pois descobri que a nossa Aldeia tem mais uma Associação aqui sediada. Trata-se da Associação Cultural Flaviense, com sede em Outeiro Seco e cujo registo foi efectuado no Notário de Boticas em 08/07/2008, ou seja, logo mais tem dois anos.
O dia do registo também não passa desapercebido, uma vez que coincide com o feriado municipal de Chaves, pelo que no dia do seu aniversário é sempre feriado. Não está mal pensado.
Se a Associação Cultural Flaviense está sediada em Outeiro Seco, algum motivo deve haver: o seu fundador e presidente desde a sua constituição é o nosso amigo e conterrâneo Carlos Rio.
Então nada melhor do que ir ao seu encontro e pedir-lhe mais informações.
A primeira pergunta foi o porquê de sediar a Associação na nossa Aldeia? O Carlos, com um sorriso, respondeu-me: "Não sei bem, mas a verdade é que está cá..."
A partir daí deixei de fazer perguntas estúpidas e passei directamente à parte prática.
Assim, segundo informações recolhidas, a Associação Cultural Flaviense tem de momento dois sectores que acabam no fundo por criar uma maior dinâmica no grupo, pelas sinergias que criam.
Um sector, não tão visível, mas essencial é a escola de música, onde qualquer um pode ingressar e aprender música com uma variedade de instrumentos musicais, entre violas, cavaquinhos, acordeões e, instrumentos de sopro, tais como o saxofone, trombone, clarinete, etc...
O outro sector, mais visível e que acaba por ser a imagem de marca da Associação é o Grupo Amizade, composto por 35 elementos, que para além dos vários instrumentos de sopro, conta também com acordeões, violas, cavaquinhos e bandolins e, tem a particularidade de possuir um coro de vozes, 5 das quais masculinas e 12 femininas.
Para colmatar da melhor forma, o Grupo Amizade, tem já entre si diversos elementos de Outeiro Seco: o já citado Carlos Rio, o seu irmão Henrique, o Christophe e a Andrea Batista (filhos da Sra. Isabel e do Jacinto, do Restaurante Santa Ana), o Luís Mora (filho da Fernanda da Sra. Ester) e ainda a Manuela Rodrigues (esposa do Miguel), no coro de vozes.
No seu currículo, o Grupo Amizade já conta com mais de 40 actuações, espalhadas desde a nossa Região: Macedo de Cavaleiros, Mirandela, Boticas, por exemplo e, para além fronteiras: Espanha (Celanova) e França (Paris - Courbevoie), onde o seu esforço se vê recompensado, enchendo salas de público que cantam, dançam e se divertem, acompanhando o repertório do Grupo.
Este ano, já foram realizadas 11 actuações e o calendário, ainda que apresente alguns fins de semana livres, já está bem recheado.
Convém deixar registado que já editaram um CD, com DVD, da autoria do nosso amigo Vasco Rio Ferreira, que ainda há pouco, nos surpreendia com outro trabalho seu, relativo à Via Sacra de 2010.
As receitas, neste momento, estão orientadas para a aquisição de uma aparelhagem.
Os contactos para o Grupo Amizade podem ser efectuados através do telemóvel: 963 962 508
ou do endereço electrónico: acf-grupoamizade@sapo.pt
Quem sabe, talvez um dia os possamos ver actuar na nossa Aldeia, que também é sua, quer pela participação de alguns dos nossos conterrâneos, quer por estar sediada em Outeiro Seco.
Agradeço ao Carlos Rio a informação que me prestou e dizer que as fotos inseridas, foram por ele fornecidas.
Bem haja por se lembrar da sua Aldeia e por levar o nome de Outeiro Seco pelo mundo fora.
castelo de monforte de rio livre
Águas Frias - Rio Livre - Tino
Rêverie Art - Fernando Ribeiro
Sítio das Ideias-Lamartine Dias
Andarilho de Andanhos-S. Silva
Asociación Cultural Os Tres Reinos
Amnistia Internacional - Chaves
Amnistia Internacional - Blogue
DIGIWOWO - Artigos Fotográficos
RuinArte - Gastão de Brito e Silva