Outeiro Seco - AQI...
Tempo Outeiro Seco
Quinta-feira, 24 de Junho de 2010
Está claro que não se trata de um diospireiro, obrigado pelo mail, está corrigido e é uma romãzeira.
Fica uma foto para ilustrar o anteior post e para lembrar que está a decorrer o período de entrega de fotografias para o Concurso de Fotografia, do blog do Altino. Não faltam temas a que tirar, nem que tenham de aproveitar ou copiar a ideia de outros e, o equipamento, como já referi oportunamente, não é importante.
boa tarde para todos:A romãzeira ou romeira (Punica granatum L.) é uma pequena árvore de tendência arbustiva com uma enorme resistência a condições de seca, apreciada tanto pelas flores como pelos frutos. Estes adornam tradicionalmente as nossas mesas nesta altura do ano com a sua coroa perfeita e interior deslumbrante. Associadas a votos de ano afortunado, em certas famílias há ainda o costume de, no dia dos Reis, partilhar romãs para que durante o resto do ano não falte sorte nem dinheiro. "Bagalhos" e "bagulhos" são aliás designações regionais e populares para os "bagos" da romã e para o dinheiro.
Quase toda a simbologia popular e erudita associada à romã - abundância, fertilidade, união - está relacionada com a opulência das suas sementes. Característica morfológica que também determina a designação da romãzeira na maior parte das línguas europeias e está patente no seu nome científico, Punica granatum, em que o último termo, designativo da espécie, significa "abundante em grãos".
Em português, sinónimos de romã, temos os regionalismos "milgrada, milgrã e milgranada", «de mil grãos ou mil sementes, onde mil significa número indefinido» como explica o grande etnólogo e filólogo José Leite de Vasconcelos. Igualmente se encontra o étimo latino relativo a "grãos", no granada espanhol e no grenade francês, verificando-se para além disso, a presença de elementos que significam "maçã", "pomo", por exemplo em inglês, pomegranate, alemão, granatapfel e italiano, melograne.
Neste último, transparece uma das denominações usadas pelo romanos para a romãzeira, malum granatum, em que "malum" (do gr. melon; dórico mâlon) é um termo genérico que muitas vezes serve para referir tudo o que se assemelhe a maçãs.
Olá Geno,
Já começava a sentir falta das tuas explicações.
Mas, já não vieste a tempo de corrigir o erro ou não disseste nada antes?
Espero que estejas bem.
Um abraço e obrigado,
Berto
esta tudo bem comigo bastante ocupado no trabalho e com o mundial nem tenho tempo de estar no computador.
que tenhas um optimo dia
xau um abraco dos states
geno figueiras
ps cmps para toda a familia
Comentar post