Bom dia,
Pois devia, mas às vezes até eu me canso de repetir as coisas.
O incêndio em si era uma questão de tempo. Há cada vez menos terrenos trabalhados e os que ficam de poulo, não são limpos. O mato acumula-se e envelhece e todos sabemos qual é o resultado disso, mais cedo ou mais tarde. Pouco adianta que pelo meio ainda existam terras cultivadas e limpas, pois com a intensidade do calor e do vento que se geram, o fogo passa de um lado para outro sem nos apercebermos.
Mais grave é permitir que o incêndio tenha adquirido as proporções que adquiriu e aproximar-se tanto das casas e quando isto acontece, todos se lembram que houve quem tivesse vindo a alertar para este perigo.
Mais grave ainda é que as entidades responsáveis por autuar os particulares nesta área, seja a mesma que, quando confrontada com a lixeira da Mina, vem para o jornal afirmar que neste caso ela (CMChaves) efectua limpezas de 6 em 6 meses, quando sabemos que é mentira, pois nunca limparam nada, e há provas de que continuam a despejar lá lixo quase a diário.
Já o cúmulo é haver quem na nossa Aldeia os defenda e até proteja com o seu silêncio e inoperância, pactuando com os actos de destruição e abandono que a CMChaves tem vindo a levar a efeito na nossa Aldeia sem qualquer impunidade.
Valeu a mobilização do nosso Povo e de anónimos que fez lembrar outros tempos de união e impediu que a tragédia fosse maior.
Embora este pensamento ainda persista, pois o Verão não acabou, não quero nem imaginar que o fogo entre no resto da lixeira da Mina e desta para as ruinas do Solar dos Montalvões e fique activo no meio da Aldeia.
Em tempos (recentes) a CMChaves foi notificada pelo SEPNA para proceder à remoção do lixo da Mina e dos esgotos em Vale Salgueiro (que ainda hoje continuam a ser lançados sem qualquer tratamento nas linhas de água). Essa ordem não foi acatada. Porquê?
Pessoalmente, acho que vai sendo tempo de algumas pessoas terem um pequeno momento de lucidez, devido às responsabilidades que têm, e deixarem de encobrir estes actos que podemos chamar de vandalismo e que a CMChaves tem levado e continua a levar a cabo na nossa Aldeia.
Já agora, como nota final, deixo apenas outro lembrete. Não nos esqueçamos que todos os terrenos dos parques empresariais, como não foram ocupados, estão todos por limpar. A responsabilidade, tal como do lixo da Mina e dos esgotos em Vale Salgueiro, também é da CMChaves. Depois deste episódio, esperemos que façam alguma coisa para que a tragédia não se repita.
Agradeço o comentário,
Berto