Cada vez fico mais satisfeito com o envio de informação e localização de objectos que pertenceram ao Solar dos Montalvões. Continuo a garantir o sigilo com que me comprometi e as pessoas confiam-me os seus pequenos "segredos".
Podem continuar a fazê-lo utilizando o email jhumbertoferreira@sapo.pt.
Como por diversas vezes referi, por insignificante que possa parecer, há por certo sempre uma história associada. Eu não a saberei, mas para o Luís Montalvão, para o seu pai, para outros familiares que também se comecem a interessar, ou, até porventura, para pessoas da nossa Aldeia que por força dos trabalhos que prestavam se viam obrigados a frequentar o Solar, estes objectos que temos vindo a mostrar poderão trazer-lhes inúmeras recordações.
Desta vez temos um conjunto de jarras do que parece ser porcelana. A segunda, que tem a rapariga, deve ter caído e está toda partida, mas foi colada.
Depois, aparecem dois guarda-jóias (?), um ovalado e outro rectangular. Segundo a pessoa que os tem em seu poder, o forro interior teve de ser mudado.
Por fim, temos uma jarra em miniatura também de porcelana, profusamente decorada pela frente e completamente lisa por trás.
De
Lurdes a 29 de Junho de 2010 às 20:37
Olá bom dia para todos! Apesar que raramente comento aqui visito o blog diariamente. Sempre que o faço é com grande curoisidade para ver o que o amigo Berto nos vai mostrar. Tenho entendido que este blog é para abordar assuntos da aldeia,estou com algumas duvidas pois tenho a impressao e desculpa Berto se estou a ver as coisas ao contrario, o blog se esta a enfocar mais nos assuntos da "Solar dos Moltavoes" engraçado ate da a impressao que na nossa aldeia, Quteiro Seco nao ha outros temas de interesse. E quando se publica outros assuntos relacionados com a aldeia em vez de serem apesentados de uma maneira positiva da-me a impressao que só sao abordados para criticar a anterior e actual Junta da Freguesia e o presedinte da CMC. Como tambem tive a impressao que no post dedicado ao encerramento da escola e podem corrigir se estou enganda foi tirando bem duro uma vez mais a junta. Que eu saiba no que diz respeito ao ensino os que poem e dispoem sao os os membros do Ministerio de Educaçao. Tambem ninguem diga que as crianças nao mereciam uma festinha de despedida! Mas que culpa tem elas?Nao mereciam? A crise que nao é só em Portugal mas sim em todo mundo esta afectarnos a todos, aqui fecharam muitissimas escolas despediram e ainda vao despedir muitos mais professores. Porque? Esta mais que visto, para sair desta crise á que cortar de um lado e aumentar do outro. E quando digo aumentar nao penssem que é em favor de nos os que trabalhamos. Mas a que ver as coisas positivamente e pensar que a longo prazo qualquer mudança nos vai favorecer. Se houve-se mais positivismo
e uniao teriamos um mundo melhor. Um feliz dia para todos.
E Muita sorte para a nossa selecçao!
Lurdes Figueiras
Olá Lurdes,
Fico contente por comentares e agradeço as visitas. Quanto aquilo que publico no Blog, estás de todo enganada, por várias razões.
- 1ª eu sempre disse que mostraria aquilo que os outros escondem, sejam eles quem forem e cumpro o que prometo;
- o blog, com excepção de hoje, tem publicado diariamente 2, 3 e por vezes até 4 posts, sobre a Aldeia ou sobre assuntos para os quais me chamam a atenção, da mesma forma que se tu me pedires para abordar um determinado assunto eu o farei;
- os achados que me têm sido enviados, por acaso pertencem ao Solar dos Montalvões e fazem parte da história da nossa Aldeia, quer queiramos, quer não, mas se me chegarem outras informações, relativas a outras famílias da Aldeia terei muito gosto em fazer o mesmo, aliás, tal como tenho feito com os desafios que me têm sido lançados pelo Sr. João Jacinto, sendo que alguns ainda estou a trabalhar neles;
- mais nos últimos posts publiquei informações relativas ao XIII encontro de blogs, é importante por dois motivos. Primeiro porque se realiza sempre em aldeias diferentes e um dia calhará à nossa e depois, porque em Águas Frias tenho bons amigos que tal como em Segirei, são os únicos que colocaram uma ligação para o meu blog;
- No post aterior estão várias fotografias da Igreja de Na Sra. da Azinheira;
- No anteior, estão exemplos de fotos para o concurso de fotos do Altino;
- no anterior voltam a estar mais objectos e fotos perdidas;
- no anterior estão mais exemplos de fotos para o concurso;
- no anterior está um artigo de opinião pessoal, sobre a tal crise de que tu falas, que prejudica o país e a Aldeia;
- no anterior está legislação de interesse para Aldeia;
- no anterior está uma maldade que fizeram a uma pessoa da Aldeia;
- no anterior refiro alguns dos bons trabalhos que a Junta fez;
- no anterior, dou a conhecer um livro, a pedido de outro blog;
- no anterior manifesto a minha opinião sobre a perdas das escolas, que não são da responsabilidade do Ministério da Educação, mas sim dos municípios e, o que disse e mantenho é que não deveriam juntar as duas coisas, uma coisa é a festa das crianças que deve ser alegre e outra bem diferente é perdermos cada vez mais valências na nossa Aldeia;
- no post anterior, pus apenas uma foto que achei bonita por ser de uma romãzeira em flor (tinha posto diospireiro, mas alguém me corrigiu);
- no anterior, também publiquei um artigo de opinião pessoal do que aconteceu com um caso de um amigo meu e, por analogia, do que poderá estar a acontecer à AMA e deixei notas que julgo importantes baseadas na minha experiência profissional;
- no anterior, publiquei que se deu mais passo para que a nossa aldeia fique mais limpa, com a visita do SEPNA-GNR aos esgotos em Vale Salgueiro;
- no anterior refiro outro achado;
- no anterior, tenho fotos para que o Sr. João Jacinto pudesse ver a posição da fonte em relação ao recinto;
etc, etc...
Lurdes, não estou a falar da Aldeia?
Eu acho que estou, que tu estranhes que as coisas não sejam bem como estavas habituada a vê-las, isso é outra coisa.
Quanto à crise acredita que o positivismo e a união de nada servem, se tiveres a paciência suficiente para ler os dois posts em que abordo o tema ficarás com outra visão das coisas.
Quanto à CMChaves, é mais do que lógico que se cometeu infrações como as que o SEPNA-GNR já detectou que seja punida, bem como todos aqueles que os encobriram. Com a actual Junta, não tenho problema nenhum, o meu primo Quim, há dias julgo que não leu bem o enunciado e meteu os pés pelas mãos, quando a única coisa que fiz foi assinalar locais onde se produzem frequentemente acidentes, mas está tudo bem, pelo menos da minha parte. Apenas continuo à espera de resposta das duas cartas que enviei, sendo que a primeira já é de 15/03 e, há prazos para responder, mas mesmo assim eu espero.
Espero ter-te elucidado e qualquer dúvida que tenhas ou qualquer proposta que queiras fazer, qualquer crítica que queiras apresentar, qualquer assunto que queiras ver abordado ou texto que queiras publicar, etc..., sabes que podes estar à vontade e é com muito gosto que os farei ou receberei, mas não vou abdicar da verdade, ou de publicar objectos, por serem de uma ou outra família.
Muito obrigado. Berto
De Leonor.Moreira a 29 de Junho de 2010 às 23:31
Boa noite!
...e foi uma pena os Srs.Montalvão terem-se desfeito destas peças com certeza tão carregadas de memórias e histórias para a família.
cumprimentos
leonor.moreira
Olá Leonor,
Pela informação que tenho recebido do Luís Montalvão, neto do Dr. José Maria Ferreira Montalvão e, de acordo com o que tenho também apurado, depois da venda do Solar, houve um certo abandono do mesmo por parte da família, esperando regressar mais tarde para recuperar os seus pertences. Só que, quase de imediato começaram os assaltos, as pilhagens e a destruição que já tivemos oportunidade de ver.
Tal como respondi no comentário à Lurdes, para o bem ou para o mal, foi e é uma família que marcou a história da nossa Aldeia e não publicar as informações que me chegam e ficar com elas apenas para mim, acho que seria injusto.
De qualquer forma, terei muitas oportunidades de mostrar muitas outras coisas de muitas outras famílias.
Obrigado pelo comentário e pela visita.
Berto
De Leonor.Moreira a 29 de Junho de 2010 às 23:57
Olá Berto!
desconhecia o meio de aquisição desses achados....
obrigada
leonor.moreira
Olá Leonor,
É por esse motivo que mantenho o anonimato das minhas fontes, dos locais e das pessoas que detêm os objectos. Só nessas condições me permitem fotografá-los.
Berto
Olá Berto,
Já por mais de uma vez estive para comentar nos post que tens dedicado aos achados do solar dos Montalvões, pois choca-me a forma como os apresentas, dando a ideia, corroborada agora na resposta que deste à Lurdes, que os mesmos terão sido roubados, pilhados, destruídos e sei lá, por um qualquer bando de bárbaros insensíveis, que profanaram o templo.
Ora vamos lá por rigor histórico nisso e falar verdade sobre os bens do solar. Em minha opinião, o seu abandono deu-se ainda em vida do Dr. José Maria Ferreira Montalvão. Eu nasci em 1955, e vivendo perto do solar, não me lembro de ali haver nenhuma grande obra de beneficiação. Ao contrário por exemplo com a nossa igreja, onde me recordo de várias substituições da cobertura, cujo tempo de vida útil é estimada em vinte e cinco anos. O seu bisneto Luís Montalvão, nos vários post que dedicou ao solar no seu blogue, diz até que estavam proibidos de brincar em algumas partes da casa, por as mesmas não terem já condições de segurança.
Voltando aos bens, em vez de oferecerem o espólio da biblioteca à Câmara, venderam-no ao desbarato a um alfarrabista. Dividiram entre si o que lhes interessava do recheio, e com toda a propriedade diga-se em abono da verdade pois era seu legitimamente, e voltando ao blogue do Luís Montalvão, ele próprio já ali mostrou algumas peças, que outrora pertenceram ao solar. Foi o seu filho João, secundado por outros herdeiros, quem ofereceram a alguns locais, variadíssimas peças, às quais não lhe reconheciam qualquer valor, queimando outras em fogueiras no pátio.
A vandalização do solar dá-se muitos anos mais tarde, quando este já era pertença da Câmara Municipal e depois da retirada do guarda ali colocado, o nosso conterrâneo José Garcia, mais conhecido por Zé Pego, logo após o protocolo de cedência da Câmara à UTAD.
Essa vandalização deu-se fundamentalmente pela irreverência da juventude da época, que escolheu o solar para palco das suas actividades lúdicas, num período social muito conturbado, em que era proibido proibir, e por isso muito difícil impor qualquer disciplina, foi no período a seguir a 1974.
Apesar de tudo, houve o bom senso de recolher os bens de interesse público, como foram os santos da capela, e outros bens que ficaram na Casa da Cultura, donde pelos vistos terão levado descaminho, e não pode nem deve ser atribuído à insensibilidade dos habitantes da aldeia.
Esta é a minha verdade dos factos, mas se alguém tiver outra que a presente.
Um abraço,
Nuno Santos
Olá Nuno,
Obrigado pelo comentário. Mas fizeste mal não comentar antes, ninguém te proíbe.
Agora continuo a não ver a forma onde tu ou qualquer outra pessoa se possa sentir "chocada".
Quanto ao resto do texto do teu comentário já o tinhas escrito em outras ocasiões, com excepção do guarda que não sabia quem era e, é mais uma informação, mas o período que referes de 1974, não sei se entrariam no Solar porque ele só foi vendido nos anos 80, mas há gente para tudo.
Agora, o blog é sobre assuntos da aldeia (e outros) como já referi aquando da sua abertura e manter-se-á assim. A parte do coleccionismo está um pouco arredada, mas em breve começarei), a Lurdes sabe que é verdade, o facto de ter publicado peças que determinadas pessoas têm e que pertenceram ao Solar, julgo não estar a ofender ninguém com isso. Como já disse, eu publico o que me pedirem, sseja de que família for. Se me pedirem para fazer um post sobre uma determinada família para que oseus parentes os vejam no estrangeiro, eu faço e, como isto, muitas coisas mais. Se me quiseres enviar um texto pessoal, não tenho problema nehum em publicá-lo.
Só lamento durante estes dias não poder colocar mais posts pelo trabalho em que estou envolvido, nem encher o blog de posts de futebol, não só porque não gosto desse desporto, como em período de crise achar mais uma estupidez se estarem a gastar milhões que ao fim e ao cabo nos vão sair do bolso.
No entanto, agradeço a tua sinceridade e as informações adicionais, que como já disse, são sempre importantes. Obrigado.
Um abraço,
Berto
De
Lurdes a 30 de Junho de 2010 às 14:27
Ola Berto, penso que nao era necessario fazeres lista de assuntos já apresantados no teu blog como tinha dito e volto a repetir visito Quteiro Seco aqi diariamente, e se ainda nao sabias me sinto o suficiente capacitada para ler e entender portugues.Para que fiques sabendo quando tenho alguma duvida consulto o dicionario,e pesquiso antes de comentar a cerca de alguma coisa, pois ate acho normal eu estando á tantos anos fora do pais nao estou tao ao par das coisas como os que vivem ai. De qualquer maneira obrigada pela tua resposta.
Acho até piada que sendo tu uma pessoa honesta(assim te vejo eu e te admiro) defensor da verdade e que nao se cansa de repetir que o teu objectivo é mostrar o que os outros encobrem. Ora bolas, agora sim estou um pouco confusa e me pergunto a mim mesma "como o Berto sendo assim se preste a encobrir essas pessoas que se apoderaram desses objectos ilegalmente!" Chego a conclusao que em algum momento todos nos podemos cair numa situaçao semelhante.
Em nenhum momento disse ou pensei que os teus post nao sao interessantes, se assim fosse nao visitaria o blog. E já varias vezes te dei os parabéns tanto no blog como via email. Que tenha tanta admiraçao por antiguidades como por exemplo tu? Isso já é outra coisa, eu gosto mais do moderno e penso que as antiguidades sao para estar em museus e serem admirados por todos.
Finalmente, nao concordo contigo no que diz respeito ao comentario do teu primo Joaquim em nenhum momento ele meteu os pés pelas maos.Ele falou e expoes os seu ponto de vista e muito bem.
Um feliz dia!
Lurdes Figueiras
De Leonor.Moreira a 30 de Junho de 2010 às 15:11
Boa tarde!
Pois a mim custou-me a "digerir"o comentário do Berto onde diz q os seus "achados"foram adquiridos via saque...
Mto me admira que os actuais proprietários dos mesmos,atrás referidos e em questão,não receiem a divulgação...
Onde pára então a verdade apregoada neste blog e constituindo um dos principais objectivos?
Será esta uma forma incipiente de denunciar os autores dos assaltos ao solar?Sim,pq agora podemos visitar um amigo e darmos d caras c um destes objectos!
Haverá tranquilidade nos autores do saque ao solar?
os meus cmps
leonor.moreira
p.s.conheço um caso semelhante em q um crucifixo desapareceu e numa visita Pascal,descobriu-se o seu paradeiro...
Olá Leonor,
Pode estar descansada que não os encontrará e o anonimato é uma opção minha, acho que consegue distinguir a diferença. A verdade mantem-se, nunca duvide dela, pelo menos quanto a mim.
Berto
Olá Lurdes,
A lista foi necessária quando dizes que pensavas que o blog era de outeiro seco. E é. Mas também posso mostrar aquilo que bem entender ou que me solicitarem.
Tens razão o meu objectivo é mesmo esse, mostrar o que os outros encobrem, no caso dos objectos apenas opto pelo anonimato para ter a hipótese de poder fotografá-los, acho que é fácil de entenderes.
Quanto ao "ilegalmente" e ao "todos podemos cair", é lógico que eu me excluo, eu consigo controlar-me.
Pois se gostas de coisas modernas, diz-me um tema e eu abordá-lo-ei num post, quanto às antigas, acho engraçado, porque ainda há dias diziam que não deviam estar nos museus, mas no exterior à vista de todos.
Pois quanto ao comentário do meu primo Quim, sim que meteu os pés pelas mãos. Quando indico pontos onde ocorrem acidentes frequentes e, sendo um deles onde o seu avô podia ter perdido a vida, acho que não tem nada que me meter com as mulheres dos outros. Também não gostarias que me ele me envolvesse contigo ou com a própria mulher dele e muito menos estar a referir-se ao facto de eu suportar os custos de financiamento da obra. Eu não me chamo Sócrates, nem João Batista, nem Quim. Isto é o mesmo que disseram à tua mãe em relação à Capela da Sra. da Portela, por isso pensa um pouco.
Um feliz dia para ti também,
Berto
De
Lurdes a 30 de Junho de 2010 às 21:08
Berto estou 100% de acordo contigo tu podes mostrar aquilo que bem entenderes ou que te solicitarem. Afinal de contas este blog é teu podes por e dispor ao teu entender.
Quanto as antiguidades de mostra-las no exterior penso que nao se referiram a camas, cadeiras quadros , abdieiros etc...mais bem me parece que o comentario nao foi bem interpretado da tua parte, tal como o comentario do teu primo.
Feliz noite.
Lurdes
Olá Lurdes,
Talvez.
Feliz noite para ti também.
Berto
Comentar post