MAIS UMA PÁGINA DE HISTÓRIA
Há uns anos lancei no FÓRUM de Outeiro Seco, um desafio a todos os Outeiro Secanos que nessa data frequentavam o dito Fórum e, que era o seguinte:
- "Qual o Presidente da República que visitou Outeiro Seco?".
Há dias passava revista aos meus arquivos e deparei-me com um recorte de um Jornal. Jornal editado em Chaves, nessa época conhecido pelo título de "ERA NOVA" datado do ano de 1937, e nada melhor para desfazer essas dúvidas de qualquer Outeiro Secano.
“IGREJA DE NOSSA SENHORA DA AZINHEIRA
Há muito tempo que todos aqueles a quem interessa o património artístico da nossa terra, andavam preocupados por causa da velha e linda igreja da Senhora da Azinheira em Outeiro Seco. O lindo e secular templo que é o mais perfeito exemplar do estilo românico existente no nosso concelho, ia-se desmoronando pouco a pouco. Durante a agreste invernia do ano passado a igreja sofreu enormes prejuízos e, se não lhe acudissem a tempo, pouco faltava para que dela não restasse mais que um montão de ruinas. O prezado amigo Dr. Francisco de Barros chamou à atenção do Senhor Administrador para este caso; o Senhor Tenente Borges pediu para que o templo fosse considerado Monumento Nacional, e como tal reparado convenientemente. Outras pessoas se interessaram também e Sua Excelência o Senhor Presidente da República que visitou Outeiro Seco, no último Verão, verificou o estado lamentável em que se encontrava a linda igreja. Como tudo quanto diga respeito a Chaves merece especial carinho do nosso Venerado Chefe de Estado Sua Excelência, promoveu que o templo fosse considerado Monumento Nacional e que nele se fizessem rápidas reparações. Já lá andam a trabalhar os artistas à ordem dos técnicos competentes, e já todos podemos ter a certeza que a linda igreja Românica de Nossa Senhora da Azinheira, verá ainda passar mais alguns séculos. A tudo quanto Chaves já deve ao Exmº. General Carmona, há a acrescentar mais este grande favor, que nós aqui profundamente agradecemos.”
Mais ainda é nesse ano no verão de 1936, que Outeiro Seco ouve tocar pela primeira vez "A PORTUGUESA", ou seja o Hino Nacional, pelo GAITEIRO DE OUTEIRO SECO, em frente ao Solar dos Montalvões.
João Jacinto
Notas:
(1) - Fotos da ex-DGEMN
(2) - Foto adquirida. Arquivo particular. General Carmona em Braga em 1936, julgo que por ocasião do 10º aniversário do 28 de Maio de 1926
castelo de monforte de rio livre
Águas Frias - Rio Livre - Tino
Rêverie Art - Fernando Ribeiro
Sítio das Ideias-Lamartine Dias
Andarilho de Andanhos-S. Silva
Asociación Cultural Os Tres Reinos
Amnistia Internacional - Chaves
Amnistia Internacional - Blogue
DIGIWOWO - Artigos Fotográficos
RuinArte - Gastão de Brito e Silva