Na última ida a Segirei pude ver e fotografar de relance um veado jovem.
Embora nas fotografias não se distingam, já tinha chifres de três hastes.
Enquanto caminhávamos, o Manel, o Jorge, o Sr. Alcides e eu, eles avistaram-no e avisaram-me e, só houve tempo para ligar a máquina, apontar, focar (como quem diz) o bicho em movimento e disparar. Da 1ª à 6ª foto, antes de desaparecer, apenas decorreram 6 segundos. Foi tudo muito rápido, por isso as fotos também estão como estão. Mas dá para perceber.
Os veados, naquela zona provêm do Parque Natural de Montezinho e do lado espanhol onde também há Parques Naturais. Julgo que há um perto de Castrelo do Val (cerca de Verin), mas não estou seguro.
No entanto, embora as populações se tenham habituado a conviver com estas espécies, entre as quais também se encontra o corso e o javali e, ditas "novas", porque escasseiam, é natural que noutros tempos abundassem por ali, mas não deixam de provocar prejuízos importantes, sobretudo em novas plantações de castanheiros, que acabam por secar, uma vez que lhe comem a casca e os rebentos novos (por vezes de enxertos) e descascam-nos também esfregando os chifres.
As duas primeiras fotos que se seguem, correspondem à 1ª e à 6ª foto e podemos apreciar a distância a que se encontrava o veado, se tivermos em conta também a objectiva utilizada, uma Tamron 18-270 e o factor de correcção associado de 1,5 à máquina, uma Nikon D90.
As restantes são ampliações, mas a resolução, como é natural, vai se perdendo.
Águas Frias - Rio Livre - Tino
Rêverie Art - Fernando Ribeiro
Sítio das Ideias-Lamartine Dias
Andarilho de Andanhos-S. Silva
Asociación Cultural Os Tres Reinos
Amnistia Internacional - Chaves
Amnistia Internacional - Blogue
DIGIWOWO - Artigos Fotográficos
RuinArte - Gastão de Brito e Silva


