Para finalizar a sequência dos quatro postais que retirei do lote que me foi oferecido pelo Orlando de Segirei, guardei um que talvez seja aquele que há mais tempo deixou de se verificar e a meu ver ainda bem.
As mulheres ou crianças deviam abastecer as casas de água, transportando os cântaros ou as bilhas à cabeças ou de encontro à anca. Na nossa Aldeia também era comum o transporte dos cântaros do leite, quando era a maior produtora de leite do concelho de Chaves, que pouco depois foi largamente "ultrapassada" por Mairos, muito em virtude da proximidade de Outeiro Seco de Chaves e da maioria das famílias ter um membro como funcionário em Chaves, perdendo-se assim a necessidade de recorrer a outros recursos financeiros, nomeadamente o proveniente do leite de vaca.
Por outro lado, este postal também retrata mais duas situações, uma de pobreza, verificando-se pela nudez dos pés e outra o transporte de alimentos em cestos à cabeça, trabalho este também entregue às mulheres, que levavam o almoço ou as merendas ao campo durante as épocas de trabalho.
A este respeito, conta-se que certa mulher, levando o cesto à cabeça com o almoço ou a merenda para os homens que estavam a trabalhar, lhe subiu um lagarto pelas pernas acima. Para não deixar cair o cesto agarrou o lagarto junto ao ventre, conjuntamente com as roupas e assim fez o resto do trajecto sem deixar cair o cesto com a comida.
Chegando ao local pediu para que lhe retirassem o cesto da cabeça e ao virar a roupa, lá estava o lagarto bem preso.
Deixo também duas fotografias, que foram digitalizadas do já extinto jornal "Alto Tâmega". Ainda pedi ao nosso amigo e conterrâneo Jorge Bernardo para contactar o seu proprietário, o Sr. Amorim, em Vilarelho da Raia, no sentido de obter os originais ou cópia dos mesmos, mas não houve sucesso. De qualquer forma, obrigado.
castelo de monforte de rio livre
Águas Frias - Rio Livre - Tino
Rêverie Art - Fernando Ribeiro
Sítio das Ideias-Lamartine Dias
Andarilho de Andanhos-S. Silva
Asociación Cultural Os Tres Reinos
Amnistia Internacional - Chaves
Amnistia Internacional - Blogue
DIGIWOWO - Artigos Fotográficos
RuinArte - Gastão de Brito e Silva