A propagação de árvores e plantas é um dos meus passatempos (é verdade que já foi mais), mas nos últimos anos a maioria das árvores que plantámos têm saído de uma pequena estufa junto à casa de meus pais.
Embora haja árvores cuja propagação se faça tanto por estaca como por semente é, através da leitura de livros, da informação que retiro da internet, mas sobretudo da experiência que utilizo uma ou outra para chegar aos resultados que pretendo.
Por exemplo, todos os tipos de carvalhos se propagam facilmente através da bolota. É esperar pela época da sua maturação, colhê-las e lança-las imediatamente à terra e na primavera germinarão. As espécies autóctones são o carvalho alvar e o negral, que se distinguem perfeitamente, quer pela folhagem, quer pelo casco da madeira.
Outro exemplo, é o choupo ou o plátano que se propagam muito mais facilmente através de estacas, podem ser enterradas no Outono ou na Primavera, neste último caso, em terrenos mais húmidos.
Por fim, deixarei outro exemplo curioso. Comprei através da internet seis sementes de sequóia da variedade sempervirens, vindas dos EUA. Das seis, apenas germinaram três e dessas três apenas sobreviveu uma planta.
Pois a partir dessa planta, vim a descobrir, após várias experiência que poderia ser propagada por estaca, desde que se seguissem determinados procedimentos. Este anos, após 5 anos de ter adquirido as sementes, já pudemos plantar as primeiras 70 árvores. Fiquei satisfeito.
Estou a tentar descobrir uma forma de fazer o mesmo com as sequóias giganteum, mas, tenho a impressão de ainda estar longe de um resultado satisfatório.
Pode ser que um dia, que por certo não chegarei a ver, exista um mini bosque de sequóias em Vale Salgueiro a simular os extensos bosques dos EUA e com um pequeno General Sherman do Sequoia National Park, a este de Visalia, na Califórnia e cujos dados, resumidos, em 2002 eram, segundo a Wikipédia:
- 83,8 m de altura;
- 31,3 m de circunferência na base;
- 11,1 m de diâmetro na base;
- 1.487 m3 de madeira.
As fotos que se seguem, são de algumas plantas que reproduzo. Não têm muita qualidade, uma vez que a maioria foram tiradas com o telemóvel, mas dá para ficar com uma ideia.
castelo de monforte de rio livre
Águas Frias - Rio Livre - Tino
Rêverie Art - Fernando Ribeiro
Sítio das Ideias-Lamartine Dias
Andarilho de Andanhos-S. Silva
Asociación Cultural Os Tres Reinos
Amnistia Internacional - Chaves
Amnistia Internacional - Blogue
DIGIWOWO - Artigos Fotográficos
RuinArte - Gastão de Brito e Silva