Em 17 de Maio de 1861 surgiu a primeira fotografia a cores. Cumpriram-se 150 anos e, desde então, verificou-se uma autêntica "batalha" para tentar reproduzir mais fielmente as cores que o olho humano percebe.
Na minha opinião, é um objectivo inalcançável ou de difícil concretização. Por muitos MegaPíxeis que um sensor consiga captar e ainda que este chegue a ter tamanhos idênticos aos das antigas placas, nunca conseguirá registar aquilo que vemos através de uma objectiva ou a simples vista.
O exercício é fácil. Basta folhear uma revista de fotografia e verificar os vários testes comparativos que estas realizam às mais diversas máquinas fotográficas e marcas, independentemente de quais sejam.
As cores, os tons, a saturação, etc..., variam de umas para outras, diga-se, em alguns casos, de forma considerável.
Claro que aqui já não vamos entrar no mundo da impressão porque seria outro quebra-cabeças.
Mas também, sempre disse que não sei se todos vemos as cores da mesma forma. Será que o vermelho que eu vejo é o mesmo vermelho que outros vêem?
Talvez por isso haja em todos os programas de edição de imagem a possibilidade da "Personalização", para termos a oportunidade de aproximarmos as imagens àquilo que cremos ver, às cores que são nossas, ainda que essas sejam o preto e o branco.
Com toda a certeza, eu não vejo as cores que outros vêem, por isso o importante é aquilo eu gosto.
Devemos melhorar, aprender com os demais, ver muitas fotografias, sobretudo daquelas que não eram manipuladas (manualmente ou digitalmente) e o importante para cada um é que se divirta a tirar fotografias e que, simplesmente, fique satisfeito com os seus próprios resultados.
A seguir fica a reprodução dessa primeira fotografia e a ligação para um artigo interessante de onde retirei a fotografia. O artigo está em inglês, mas quem tiver alguma dificuldade pode utilizar um tradutor online e resolve-se sempre tudo. Nem que estivesse em chinês que deve ser mais dificil, digo eu...
1ª Fotografia a Cores apresentada em 17 de Maio de 1861
James Clerk Maxwell e Thomas Sutton
Fonte:
castelo de monforte de rio livre
Águas Frias - Rio Livre - Tino
Rêverie Art - Fernando Ribeiro
Sítio das Ideias-Lamartine Dias
Andarilho de Andanhos-S. Silva
Asociación Cultural Os Tres Reinos
Amnistia Internacional - Chaves
Amnistia Internacional - Blogue
DIGIWOWO - Artigos Fotográficos
RuinArte - Gastão de Brito e Silva