Por muito que o tempo passe e se chame à atenção dos responsáveis, ajudantes e demais entidades, a resposta é sempre a mesma. Nenhuma.
Já por isso dizem que o silêncio é a alma do negócio. Devem querer registar a ideia e começar a exportá-la.
Mesmo questionados directamente sobre estas questões, assobiam para o lado e deixam os dias correrem, tal como correm os esgotos, pois a vida corre-lhes bem.
Se isto se passa a 500 metros da "fonte" - parques empresariais -, deixo que imaginem quanta porcaria deve haver até ao local onde efectuam as descargas.
Já lá vão 8 anos (Março de 2006) desde que a Nível, empresa mandatada pela CMChaves, contactou os proprietários para a construção de uma contuda que conduzisse os esgotos desde os parques empresariais até à estação de tratamento que está no fundo do Rego do Cego.
Se há 8 anos era necessária essa infra-estrutura, porque não foi construída desde então? Porque deixou de ser necessária?
Encontraram uma solução mais barata. Passaram a despejar os esgotos sem qualquer tratamento nas linhas de água e assim vão desaguar ao Tâmega, contaminando este e todos os terrenos por onde passa.
Como as entidades locais têm sido coniventes com esta situação, tornou-se uma solução fácil, barata e sem qualquer oposição de quem quer que seja, permitindo que se arrastasse ao longo destes 8 anos.
Já não se trata de uma questão de prejudicar todos os proprietários dos terrenos por onde os esgotos passam, nem de prejudicar aqueles que têm alguma preocupação com o Rio Tâmega que é de todos, trata-se de uma questão ambiental e de saúde pública grave.
Acho que vai sendo tempo de todos tomarmos uma posição em relação a esta situação, pois prejudica-nos e envergonha-nos a todos como Aldeia.
Por falta de resposta das entidades locais que deveriam representar-nos, tomamos a iniciativa de fazer chegar à Assembleia Municipal as nossas preocupações, que aí foram apresentadas pelos Deputados à Assembleia Municipal pelo MAI - Movimento Autárquico Independente, na pessoa do Deputado Francisco Preto. Podem ver a sua intervenção na Assembleia Municipal de 30 de Abril nesta ligação:
http://sinal.tv/video.php?id_video=340
Esperemos que tudo se resolva o mais breve possível.
De Anónimo a 7 de Maio de 2014 às 21:51
Caro amigo foi levado A´ultima assembleia municipal uma proposta do MAI junto com um abaixo assinado de algumas pessoas de o. seco e onde o Presidente da Camara António Cabeleira # disse QUE DESCONHECIA IA MANDAR AVERIGUAR. EU PROCURO ONDE ESTA A JUNTA DE FREGUESIA POUCA VERGONHA´E ISTO O QUE TEM OUTEIRO SECO UM BANDO DE FARISEUS.VIVA OUTEIRO SECO LIVRE VIVA A LIBERDADE ABAIXO A DITADURA DOS RIOS DE OUTEIRO SECO.
Olá,
Como estivemos a alterar a imagem do blogue para o seu 4º aniversário, ainda não tive tempo de ver com atenção as respostas que o cabeleira deu, mas do que já pude ouvir, sei que mentiu.
E mentiu não só em relação aos esgotos, porque ele sabe perfeitamente o que se passa lá, como mentiu em relação ao lixo da Mina.
Vou ver isso com mais calma e para a semana publicaremos documentos que contradizem as suas mentiras.
Quanto à Junta, sinceramente também não sei onde está.
Quem usufrui dos seus dividendos tem permitido que estas situações se mantenham e isso não é próprio de quem deveria defender a nossa Aldeia, mas eles lá devem saber porque o fazem, a favor de quem o fazem e os favores que devem.
O que eu sei é que a Junta não me respondeu a duas simples questões que lhe enviei recentemente (22 de Abril), tal como não me respondeu à carta registada com aviso de recepção que lhe enviei em 15 de Março de 2010.
Custa-me a entender como é que conseguem receber os honorários no final de cada mês, sem fazerem nada.
Sinceramente, não entendo como nem uma simples resposta querem ou sabem dar.
Se não querem ou não sabem ocupar os cargos para os quais foram eleitos, simplesmente que saiam e não desperdicem o dinheiro dos contribuintes que somos nós todos.
Agradeço o comentário.
Berto
Comentar post