António Costa, que dizem ser agora o Primeiro Ministro (e eu a pensar que ainda era o seu amigo Sócrates), veio a Chaves iniciar a sua campanha, na N2. Digo “sua” porque é para benefício próprio como é evidente, não veio a Chaves trazer nada e muito menos resolver o problema da poluição.
Os autarcas flavienses, Nuno Ribeiro, Paula Chaves, Francisco Melo, Victor Santos, etc… (e eu a pensar que ainda eram os seus amigos João Batista, António Cabeleira, Carlos Penas, Paulo Santos, João Neves, Carlos França, etc…) tiveram de ouvir do dito Primeiro que se querem um Tâmega mais vivo, devem afogar os políticos.
Embora acredite que se tenha socorrido de algum recurso retórico, não deixo de pensar que talvez fosse a melhor solução para por fim a esta vergonhosa situação com quase 12 anos, que todos a seu tempo disseram ter resolvido, mas que as sucessivas imagens contradizem, ano após ano. À data de hoje são já pelo menos 4329 dias de poluição diária desde o dia em que foi captada a primeira imagem com sinais evidente de poluição.
Podem não ter dinheiro para “salvar o Tâmega”, mas têm sempre verbas mais do que suficientes para festas para o povo que se deixa levar ao som da música, seja ela qual for.
De qualquer forma, os políticos não podem estar a resolver tudo. É de louvar o empenho que têm nas grandes causas ambientais que ficam do outro lado do mundo. Não que não sejam importantes, mas primeiro que aprendam a lavar as mãos e a cara naquela que deveria ser a sua Região.
Já para aqueles que estão preocupados pelo facto de os políticos não fazerem nada durante a campanha eleitoral (como se fizessem alguma coisa o resto do tempo), não se preocupem, nem todos estão em campanha, muitos engordam pacientemente para serem os protagonistas das muitas feiras de fumeiro da Região.
As imagens com as típicas manchas de óleo são dos dias 28 de Julho, 4, 11 e 18 de Agosto de 2019. Podem entreter-se a descobrir as diferenças.
Para não ficar esquecido, fica o contador devidamente actualizado. Parou apenas para a conclusão da obra, isto se realmente foi concluída...
Nº de dias de poluição (desde 20102007) = 4295 dias (PSD 3655; PS 640)
Nº de dias de atraso da obra do emissário (desde Junho de 2017) = 349 dias (PSD 143; PS 206)
Agora, mais do que nunca, continua a fase de votação. Capte a sua imagem (ou utilize uma destas, se confiar) e envie para todos os endereços abaixo descritos, com votos de Boas Férias!
Para ver imagens de quase 12 anos de poluição diária (desde 20 de Outubro de 2007) siga a ligação: http://outeiroseco-aqi.blogs.sapo.pt/tag/esgotos
castelo de monforte de rio livre
Águas Frias - Rio Livre - Tino
Rêverie Art - Fernando Ribeiro
Sítio das Ideias-Lamartine Dias
Andarilho de Andanhos-S. Silva
Asociación Cultural Os Tres Reinos
Amnistia Internacional - Chaves
Amnistia Internacional - Blogue
DIGIWOWO - Artigos Fotográficos
RuinArte - Gastão de Brito e Silva