Fotos de 24122016
Os políticos podem fazer e dizer o que lhes apetece. No caso do executivo da CMChaves, se cada vez que mentissem lhe dessem com um pedra nos dentes, teriam de abrir uma nova ala no Hospital de Chaves só para dentistas.
Quase diariamente surgem notícias de políticos incompetentes, desonestos, corruptos ou mentirosos. Em Chaves praticamente reúnem todas essas "qualidades" e gostam de as fazer valer publicamente. E, o que lhes acontece? Pois nada, porque iria acontecer-lhes alguma coisa? São imunes às obrigações e às Leis que regulam o dia-a-dia dos demais cidadãos.
Senão vejamos, este caso em concreto.
Pelo menos desde o dia 20 de Outubro de 2007 que diariamente poluem linhas de água, terrenos e o Rio Tâmega, onde tudo vai parar. As fotografias captadas desde então em datas aleatórias e em vários locais demonstram-no de forma inequívoca.
Tanto a CMChaves como a Junta de Freguesia de Outeiro Seco sabem-no muito bem, pois recebem periodicamente nas respectivas caixas de correio electrónico as queixas acompanhadas das imagens que vão sendo captadas.
A Junta de Freguesia, como já referi várias vezes, mas nunca é demais dizê-lo, nunca se pronunciou. Devem eles saber os benefícios pessoais que daí retiram, pois para a Aldeia não são com toda a certeza.
Já o executivo da CMChaves, as poucas vezes que se dignou responder às dezenas de queixas enviadas, culpou as empresas, algumas delas que a CMChaves instalou e licenciou para funcionarem num edifício destinado ao mercado abastecedor e como tal, só preparado para actividades de comércio por grosso e não de indústria. É claro que o executivo da CMChaves mente, pois as empresas só estão lá porque a própria CMChaves o permite, e não me refiro apenas às empresas industriais, as empresas de serviços e a agência de desenvolvimento lá instaladas, vêem os seus esgotos domésticos sem qualquer tratamento, serem despejados diariamente nas linhas de água. No entanto, o executivo da CMChaves diz serem situações pontuais. Como todos sabemos, mente.
Eu sempre disse que as empresas não têm culpa, a não ser em não exigirem à CMChaves o tratamento dos esgotos que produzem, uma vez que pressuponho que estejam devidamente licenciadas pela própria CMChaves para laborarem e paguem as taxas de água e saneamento.
Outras vezes, para não culpar sempre as empresas, atribui as culpas a avarias pontuais da "mini-ETAR". Também sabemos que mente. Aquilo que o executivo da CMChaves chama de "mini-ETAR", nunca funcionou desde a sua instalação. Se as centenas de imagens captadas ao longos dos anos não bastassem, são os próprios serviços da CMChaves que o afirmam.
Entretanto, devido a várias verificações de poluição, o SEPNA emitiu em 2010 um Auto de Notícia por contra-ordenação, solicitando à CMChaves a remoção de todos os resíduos (esgotos e lixo depositado pela CMChaves atrás do Solar dos Montalvões), no entanto nada fez. Continuaram a despejar os esgotos sem tratamento nas linhas de água (e o lixo continuou onde estava).
Mais tarde o executivo da CMChaves referiu que eram efectuadas limpezas na "mini-ETAR" e nas linhas de água a cada 6 meses. Também mentiu, nunca limparam a linha de água. Mais uma vez, as centenas de imagens comprovam-no.
O tempo foi passando e entre as habituais culpas às empresas e às avarias pontuais da "mini-ETAR", o executivo da CMChaves disse que iria retirar as lamas da linha de água e enviá-las para tratamento para a Resinorte, pois segundo se consta é proibido enterrá-las. Mais uma vez, como comprovam as diversas imagens captadas e publicadas nessa altura, também mentiu. Não fizeram limpeza nenhuma. Contígua à anterior linha de água, abriram uma nova "vala", num pequeno troço (cerca de 10 metros) por onde agora escorrem os esgotos (imagens também publicadas) e as lamas daquele local foram enterradas ali mesmo.
Podem ver as imagens que o comprovam aqui:
http://outeiroseco-aqi.blogs.sapo.pt/parte-1-poluicao-da-camara-municipal-658772
http://outeiroseco-aqi.blogs.sapo.pt/parte-2-poluicao-da-camara-municipal-659108
http://outeiroseco-aqi.blogs.sapo.pt/parte-3-poluicao-da-camara-municipal-659430
Já no final de 2015 (Outubro e Novembro), perante vários meios de comunicação social (RTP1, Antena 1, SIC, Jornal de Notícias), o executivo da CMChaves prometeu proceder à construção do emissário para resolução do problema. Como podemos verificar, sempre estiveram de má fé e mentiu para toda a gente. Com isto conseguiram afastar os meios de comunicação social que não voltaram para confirmar a promessa feita à população do concelho de Chaves.
No início de Outubro e início de Novembro deste ano, outros meios de comunicação social (Sinal TV - Porto Canal, Voz de Trás-os-Montes e TVI) também fizeram as suas reportagens. À TVI o executivo da CMChaves prometeu iniciar a construção do emissário ainda este ano. Como penso que não devem iniciar a construção hoje ou amanhã, acho que posso garantir que também mentiu.
As imagens que publico foram captadas no passado dia 24. São o postal de Boas Festas dos executivos da CMChaves e da Junta de Freguesia de Outeiro Seco, para toda a população do concelho de Chaves.
Todas estas reportagens são públicas nas respectivas páginas dos seus autores e foram publicadas aqui: http://outeiroseco-aqi.blogs.sapo.pt/tag/esgotos.
Ao longo de mais de 9 anos, tanto a CMChaves como a Junta de Freguesia de Outeiro Seco têm demonstrado má fé e um profundo desprezo pelos proprietários directamente prejudicados, pela população da Aldeia de Outeiro Seco, de uma forma particular e de uma forma geral, pela restante população do concelho de Chaves.
Apenas alguns dos responsáveis pela poluição...
Mas não só. Se os executivos da CMChaves e Junta de Freguesia de Outeiro Seco, como principais responsáveis, recebem periodicamente as queixas, as mesmas são simultaneamente remetidas para mais de 100 endereços de correio electrónico de entidades e particulares com mais ou menos responsabilidades nesta área, incluindo a Assembleia Municipal à qual o executivo da CMChaves também mentiu.
Num momento em que tanto se fala sobre o ambiente e sobre o impacto da poluição no nosso planeta, é lamentável ver que duas das entidades que deveriam defender esse ambiente, são as principais responsáveis pela sua poluição.
O mais grave é que são bem pagos para serem minimamente honestos, competentes e serem (mais uma vez) minimamente limpos. Mais grave ainda é que ao longo de todos estes anos ninguém diz nada. Podem ser desonestos, incompetentes, mentirosos, porcos ou o que lhe quiserem chamar, mas ninguém é obrigado a suportar a imundice em que querem viver.
Um Bom Ano para todos os que leram o texto até ao fim. Por aqui, ou muito me engano, ou vamos continuar com este problema por mais uns tempos.
Para ver mais fotos dos últimos 9 anos siga a ligação: http://outeiroseco-aqi.blogs.sapo.pt/tag/esgotos
De seguida ficam mais uma vez as imagens dos anteriores anos. De 2007 a 2015.
castelo de monforte de rio livre
Águas Frias - Rio Livre - Tino
Rêverie Art - Fernando Ribeiro
Sítio das Ideias-Lamartine Dias
Andarilho de Andanhos-S. Silva
Asociación Cultural Os Tres Reinos
Amnistia Internacional - Chaves
Amnistia Internacional - Blogue
DIGIWOWO - Artigos Fotográficos
RuinArte - Gastão de Brito e Silva