A fotografia anterior é de ontem (cerca das 11.00 horas), mas a verdade, como todos sabem, é que poderia ser de qualquer dia da semana, pois a CMChaves, ou melhor, quem nela "manda" insiste em que quase a diário, o terreno da Mina receba a sua dose de lixo, que alguns designam pomposamente por "detritos biodegradáveis".
Apenas a AMA - Associação Mãos Amigas tinha procedido a regularização de uma parte do terreno e já as carrinhas faziam fila para descarregar o que eu continuo a chamar de LIXO.
Os jogadores de futebol que acorrem ao campo de futebol da Câmara, já têm problemas para estacionar os veículos nos quais se deslocam, pois a lixeira já começa a invadir os caminhos, suponho que por falta de espaço. Afinal o terreno da Mina é pequeno...
O que mais me intriga é o silêncio que a Junta de Freguesia tem mantido ao longo dos vários mandatos, mas também o da população em geral que tem conhecimento desta situação e de outras que envergonham a nossa Aldeia, mas que, acredito, qualquer dia se transformarão em cartazes de atracção turística.
Ainda não percebi porque encobrem estas situações graves, nem o que estarão a ganhar com isso, porque não acredito que ignorem isto só porque fica bem para quem vive na/da Aldeia ou para quem nos visita. Pessoalmente, acho que já vai sendo tempo de defenderem a Aldeia destas situações das quais têm pleno conhecimento há muito tempo. Julgo que o bem-estar e as condições de saúde da Aldeia são mais importantes do que qualquer interesse pessoal ou político que possam eventualmente ter ou negociado pelo seu silêncio e inacção.
Outros que beneficiam com esta situação, são os passaritos que vêm encher o papo de insectos que se desenvolvem na lixeira.
Ficam algumas frases que podem ser utilizadas. Estas até estão livres de direitos de autor, por isso podem copiá-las.
"Volte à época medieval e venha visitar a lixeira em Outeiro Seco", por exemplo.
Ou, "Instale a sua empresa no parque empresarial e nós tratamos das descargas de esgotos nas linhas de água".
Ou ainda, "Não perca as magníficos marcos do património de Outeiro Seco - Lixeira e Esgotos a céu aberto - Entrada gratuita".
E rematando, "Traga o penico e o saco do lixo e ajude a engrandecer estas situações únicas em Portugal e no estrangeiro". Etc...
E não esqueçam uma frase de um dos grandes “pensadores” da cidade de Chaves:
“É preciso denunciar. Denunciar é um dever de elementar cidadania”. antonho cabeleira (18/12/2013)
Bbrrr..., até fico arrepiado…
castelo de monforte de rio livre
Águas Frias - Rio Livre - Tino
Rêverie Art - Fernando Ribeiro
Sítio das Ideias-Lamartine Dias
Andarilho de Andanhos-S. Silva
Asociación Cultural Os Tres Reinos
Amnistia Internacional - Chaves
Amnistia Internacional - Blogue
DIGIWOWO - Artigos Fotográficos
RuinArte - Gastão de Brito e Silva