A TACOILA OU CAIXOTE
Assistimos muitas das vezes, ao desaparecimento de alguns artefactos que muitas das vezes foram nossos companheiros de infância.
Muita da nossa juventude actual desconhece parte dessas peças, torna-se necessário levá-las ao seu conhecimento, pois fizeram parte do dia à dia da nossas gentes.
Hoje ainda muitos Outeiro Secanos, já no caminho da terceira juventude ainda se recordam deste pequeno artefacto, e de grande utilidade, para muitas das mulheres de Outeiro Seco.
Hoje vou falar desta pequena peça utilitária, e que desapareceu talvez por volta dos anos 80, quando sopravam na aldeia os ventos da modernidade.
Com a distribuição da água ao domicílio, as mudanças a nível da habitação, a utilização de materiais mais resistentes, este pequeno artefacto viu-lhe ser passada a sua sentença de morte, deixando ter utilidade.
A TACOILA ou (CAIXOTE) como lhe queiram chamar.
Quem não se recorda das lavadeiras da ribeira da Torre, que junto á ponte do Papeiro, e junto á ponte principal de um lado e de outro, ou no fundo da rua dos Pelames, todos os dias fizesse frio ou calor, lavavam a roupa, discutindo ou cantando alegres canções, ou pondo a conversa em dia.
Pois a TACOILA ou (CAIXOTE) era companhia da maior parte das lavadeiras, era ai que assentavam os joelhos, evitando de sair com eles magoados ou molhados, pois ai passavam várias horas a lavar a roupa, ficando assim durante aquele tempo com os joelhos resguardados.
Muitas das vezes o transporte da tacoila ou caixote até ao rio, era da responsabilidade do filho mais pequeno.
Mas não era só no rio que a tacoila ou caixote tinha a sua utilidade, também quando se fazia a barrela á casa.
Hoje a tacoila ou caixote, perdeu a sua utilidade passando a fazer parte do passado.
Espero que ainda exista alguma lá por Outeiro Seco, para que um dia possa ser mostrada à nossa juventude.
João Jacinto
Fonte:
(1) - Foto pertencente ao blogue: http://terrenho.blogspot.pt/2011/11/tacoila.html
castelo de monforte de rio livre
Águas Frias - Rio Livre - Tino
Rêverie Art - Fernando Ribeiro
Sítio das Ideias-Lamartine Dias
Andarilho de Andanhos-S. Silva
Asociación Cultural Os Tres Reinos
Amnistia Internacional - Chaves
Amnistia Internacional - Blogue
DIGIWOWO - Artigos Fotográficos
RuinArte - Gastão de Brito e Silva