Não vou aqui publicar mais que o documento, que há uns anos atrás encontrei quando ainda existia o "FORUM de Outeiro Seco", tendo eu nessa altura falado sobre Capela de Nossa Senhora do Rosário. Pois aquilo que fui juntado sobre a dita Capela daria pano para mangas. Relativamente às pinturas murais nem uma palavra. Apenas me vou limitar a transcrever o respectivo documento. Mas desde já alerto, que algumas palavras podem estar erradas, devido o ser difícil a sua leitura:
“TABOA DE TODAS AS MISSAS DE CAPELLAS NESTA FREGUESIA DE SÃO MIGUEL E NOSSA SENHORA DA AZINHEIRA NESTE LUGAR DE OUTEIRO SECCO TERMO DA VILLA DE CHAVES.
Tirado do livro de Capellas o mais moderno da Comarca Eclesiastica em Chaves foll. 235 versus.
Aos vinte e quatro dias do mês de outubro de mil seiscentos e noventa e trés. Eu o Padre Pascoal Fernandes Vigário da paróquia de São Miguel de Nossa Senhora da Azinheira neste lugar de Outeiro Secco, o primeiro anno da minha residência nesta freguesia, por não constar do livro nem taboa de missas que havia de Capellas, nem administradores dellas, procurei estas obrigações no Escrivão da Camara Eclesiastica, o Reverendo Paulo Coutinho. Ao qual paguei nove vinténs de busca e me apresentou o livro de Capellas desta Comarca de Chaves o mais moderno e delle a foll. 235 versus.
Trasladei, as verbas de todas as obrigações de missas de Capellas que constam pertencerem a esta freguesia, e os administradores dellas e são os seguintes;
A Capella de Nossa Senhora do Rosário tem sette missas que institui o Reverendo Padre Belchior Pires, e obrigou a ellas, quinhentos reis de esmola cada anno, os quaes se devem pagar de humas casas, e de uma horta contigua a ellas: As casas são de Antonio Pires a horta he de Sebastião Sanches, e ambas peçoas, estão obrigadas a estas missas.=Sebastião Sanches e Antonio Pires fizeram constar por termo no mesmo livro e que em vida paga cada hum duzentos e cinquenta reis, e está neste termo a foll. 250 versus.
Dizem-se no advento, foi e he administrador da horta Antonio de Magalhães e he administrador das casas Antonio Madeira ambos de Outeiro Secco.
O Reverendo Padre António Teixeira deixou dez missas perpetuas e a ellas obrigados, vinte medidas que pagam Pedro Gonçalves das Moças de Ervededo cinquo, e duas que paga Gaspar Dias o Grilo seis partes Sebastião Alves de Outeiro Secco e sete medidas que paga Isabel Gonçalves Àvoa de Ervededo que possue Sebastião Ribeiro de Bustello e seis medidas paga Francisco Gonçalves de Outeiro Secco, que possue Apolinário Fernandes.= Depois vi o testamento em poder de Miguel Sobrinho em que manda pagar estas missas a oitenta reis.=Foi e são administradores, desta Capella Miguel Sobrinho e Isabel Alves estes de Outeiro Secco e Sebastião Gonçalves de Bustello e a todos os tres manda pagar cada um que lhe façam igualmente, 26> e soma tudo oitocentos reis.
O Reverendo Padre Francisco Gonçalves deixou uma vinha às Antas, a suas herdeiras com obrigaçam de uma missa cada semana paga a tres vinténs, são cinquenta e duas cada anno. Esta vinha possue Margarida Pires mãe das herdeiras do dito padre= foi e he administrador o Parocho e a aldeia, com a igreja por morte do meu antecessor. E não constava de mais verbas de missas de Capellas em dito livro foll. 235 pertencentes a esta freguesia de Outeiro Secco.
Somente dizia hua verba na mesma folha o seguinte: A Capella de Nossa Senhora do Rosário tem uma leira---------(não deciframos o Local)----- e uma outra no Ribeiro de Nabelhos tapada sobresi; e huma cortinha da parte da Antonio Pires ao Penedo, sementeira de meio alqueire todos tres obrigados á fabrica da mesma Capella. E não dizia mais o dito livro das Capellas que ficou em poder do dito Escrivão.
Foi de presente, de novo o meu antecessor o Reverendo Sebastião Gonçalves deixou todos os seus bens vinculados a seu irmão Antonio Gonçalves com a obrigação de trinta missas perpetuas cada anno; e que as deverá o sacerdote seu parente mais chegado.
= Espero contar a todo o tempo aos meus superiores de tudo o referido acima fiz esta lembrança neste livro dos mortos, e tudo escrevi qua verdade. Sem entrelinhas nem borrão causa que duvida façam em dito dia mês e anno acima declarado e me assinei
Padre Pascoal Fernandes”
João Jacinto
castelo de monforte de rio livre
Águas Frias - Rio Livre - Tino
Rêverie Art - Fernando Ribeiro
Sítio das Ideias-Lamartine Dias
Andarilho de Andanhos-S. Silva
Asociación Cultural Os Tres Reinos
Amnistia Internacional - Chaves
Amnistia Internacional - Blogue
DIGIWOWO - Artigos Fotográficos
RuinArte - Gastão de Brito e Silva