“MANEIRAS de SER”
Como se sabe, nós somos «perdido» pelas crónicas, pelos retratos (escritos, falados, cantados, “ENQUADRADOS”) e pela poesia de qualquer Lugar da NOSSA TERRA.
Deixem-nos explicar o “NOSSA TERRA”: - Trás-os-Montes é um «Reino Maravilhoso»; com Territórios cheiinhos de História; com Regiões férteis de saborosos frutos da terra; com montes e vales, rios, ribeiros, caminhos e cruzeiros, hortas, quintais e cortinhas a combinarem-se com as loucuras dos céus disfarçadas em trovoadas, ventanias, geadas, nevadas, calores estivais, lugares de encanto. E tudo isso a preencher a vida de tanta gente que cuida da Natureza e de tanta outra gente, em canseiras, em sonhos, em consolos em segredo, em alegrias públicas, em lágrimas escondidas e enxutas na aba dos aventais ou na manga do casaco ou da camisa.
A enxada, a rabiça do arado, a seitoura ou o podão; o cântaro cheio na fonte, o descascar das batatas, o pote ao lume, o dar de comer aos bichos, cuidar da roupa, cuidar dos filhos, levantar o muro, redrar a vinha, semear e segar, levar o gado ao monte ou a beber, e “botar” um copo numa qualquer adega acompanhado com uma rodela de linguiça pousada numa fatia de pão centeio, cortada por uma navalha enquanto se combina com o amigo «dar uma mão» a qualquer afazer naquela cortinha ou quintal.
Foi assim, é assim, que ao longo do tempo se edificam as “maneiras de ser” (da maior parte) dos Transmontanos.
Nas Escolas, nos locais de trabalho; em qualquer estranja ou «Terras do Fim do Mundo”, dá-se logo conta do ser, da maneira de ser, Transmontano.
Para além do celebrado «Entre, quem é!», d’“a maneira de se estender uma tijela de caldo a um pobre à largueza de abraçar um amigo” se vê a «perfeição interior» do Transmontano.
Mozelos, 24 de Novembro de 2014
Luís Henrique Fernandes
castelo de monforte de rio livre
Águas Frias - Rio Livre - Tino
Rêverie Art - Fernando Ribeiro
Sítio das Ideias-Lamartine Dias
Andarilho de Andanhos-S. Silva
Asociación Cultural Os Tres Reinos
Amnistia Internacional - Chaves
Amnistia Internacional - Blogue
DIGIWOWO - Artigos Fotográficos
RuinArte - Gastão de Brito e Silva