As áreas do mapa são apenas 2 exemplos de terrenos a serem limpos pela Junta de Freguesia e CMChaves por se encontrarem perto da aldeia. Será que é desta que vão dar o exemplo?
Fonte: Fotografia do Google Maps
1- Campelo, responsabilidade da Junta de Freguesia
2- Mina e Aloque, responsabilidade da CMChaves
A limpeza dos terrenos é desde há muito uma obrigação dos seus proprietários, no entanto, poucos são aqueles que procedem à sua limpeza e manutenção. Se as entidades públicas não procedem à limpeza dos seus terrenos, os privados não sentem a necessidade de o fazer. O que acontece é que quando surge um incêndio, tanto arde o terreno que não foi limpo, como aquele que o foi e os prejuízos são sempre para quem procedeu à limpeza do terreno, quer pelo custo associado à sua manutenção, quer pelo investimento que realizou no terreno, por exemplo, com a plantação de árvores, que como é lógico acabam por arder também. A quem deve ser pedida responsabilidade?
Nos anos de 2014 e 2015 a nossa aldeia teve 2 graves incêndios, para além daquele que, de forma intencionada, foi provocado pela CMChaves na Mina e Aloque para tentar destruir o lixo não orgânico que lá depositou durante anos.
Os meus pais têm por hábito proceder à manutenção dos terrenos, procedendo à sua limpeza a cada 4 anos, sendo esta levada a cabo pela AFACC - Associação Florestal e Ambiental do Concelho de Chaves e plantando árvores. O problema é que os terrenos contíguos, tanto privados como públicos não são limpos. Com o incêndio de 2015 a Norte da aldeia, arderam todos os terrenos dos parques empresariais de propriedade da CMChaves porque não estavam limpos, inexplicavelmente passou a A24 para Sul, ardendo os taludes da mesma que não estavam limpos e a partir daí os terrenos dos nossos vizinhos, que também não estavam limpos. E como não podia deixar de ser, arderam os terrenos dos meus pais, perdendo grande parte das árvores que tinham sido plantadas, sobretudo as mais jovens.
Pessoalmente, sou a favor de que todos os proprietários deveriam proceder à limpeza dos seus terrenos, quer se encontrem perto ou mais afastados das construções.
O mesmo acontece com os terrenos públicos. Quem acompanha este blogue, sabe que por diversas vezes se chamou à atenção da CMChaves e da Junta de Freguesia para a limpeza dos terrenos por se encontrarem perto de habitações da aldeia. É claro que nunca foram limpos. Com que autoridade a Junta de Freguesia (ou a CMChaves) pode chegar junto de um proprietário e pedir-lhe para proceder à limpeza dos seus terrenos? Nenhuma, acho eu. Também, durante a campanha eleitoral, os novos inquilinos da CMChaves, prometeram que se ganhassem, procederiam à limpeza da Mina e Aloque e a retirada do lixo que lá se encontra. Será que é desta que vão dar o exemplo?
Fonte: Câmara Municipal de Chaves
castelo de monforte de rio livre
Águas Frias - Rio Livre - Tino
Rêverie Art - Fernando Ribeiro
Sítio das Ideias-Lamartine Dias
Andarilho de Andanhos-S. Silva
Asociación Cultural Os Tres Reinos
Amnistia Internacional - Chaves
Amnistia Internacional - Blogue
DIGIWOWO - Artigos Fotográficos
RuinArte - Gastão de Brito e Silva